Nexa realiza teste preventivo com sirenes de emergência nas comunidades de Morro Agudo

 Nexa realiza teste preventivo com sirenes de emergência nas comunidades de Morro Agudo

As sirenes estão programadas para tocar na próxima quinta-feira (8). A população não precisará sair de sua residência, como ocorre em simulados

Na próxima quinta-feira (8), entre 14h e 18h, a Nexa realizará em Morro Agudo, Paracatu (MG) novos testes com as sirenes de emergência instaladas em duas torres próximas à unidade da empresa no município. Por se tratar de um teste de equipamentos, não será necessário o deslocamento de pessoas aos pontos de encontros indicados em casos de emergência.

A realização dos testes é obrigatória devido a Lei Federal nº 14.066/2020, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens, tendo medidas especificas para realização ações preventivas. A iniciativa também faz parte do Plano de Ações de Emergência para Barragens (PAEB), a ação irá acionar um teste de comando de voz específico, seguido pelo toque das sirenes e novamente um novo comando de voz, acompanhados de sinal luminoso.

“Em Morro Agudo, temos um sistema moderno, seguro e eficiente de alerta a população. No dia dos testes, é preciso que todos fiquem calmos e sigam normalmente sua rotina e não se desloquem ao ponto de encontro”, comenta Juvenal de Morais Mendes Junior, coordenador do PAEM da Nexa em Morro Agudo.

Segundo o especialista, os testes preventivos asseguram a eficácia do sistema de gestão de barragens. “O acionamento das sirenes vai avaliar o desempenho e funcionamento completo do equipamento. Além disso, será um momento importante para população relembrar e identificar os sinais de alerta da companhia, que indica a necessidade de deslocamento. Com essa medida, reafirmamos nosso o compromisso de segurança, transparência e bem-estar com todo o município de Paracatu”, afirma Morais.

As barragens da Nexa são inspecionadas diariamente pela equipe operacional da unidade. Também são realizadas auditorias técnicas periódicas por empresas devidamente credenciadas, que atestam a condição de segurança e a estabilidade de todas as barragens e depósitos da unidade.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados