Nexa realiza teste preventivo com sirenes de emergência nas comunidades de Morro Agudo

As sirenes estão programadas para tocar na próxima quinta-feira (8). A população não precisará sair de sua residência, como ocorre em simulados

Na próxima quinta-feira (8), entre 14h e 18h, a Nexa realizará em Morro Agudo, Paracatu (MG) novos testes com as sirenes de emergência instaladas em duas torres próximas à unidade da empresa no município. Por se tratar de um teste de equipamentos, não será necessário o deslocamento de pessoas aos pontos de encontros indicados em casos de emergência.

A realização dos testes é obrigatória devido a Lei Federal nº 14.066/2020, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens, tendo medidas especificas para realização ações preventivas. A iniciativa também faz parte do Plano de Ações de Emergência para Barragens (PAEB), a ação irá acionar um teste de comando de voz específico, seguido pelo toque das sirenes e novamente um novo comando de voz, acompanhados de sinal luminoso.

“Em Morro Agudo, temos um sistema moderno, seguro e eficiente de alerta a população. No dia dos testes, é preciso que todos fiquem calmos e sigam normalmente sua rotina e não se desloquem ao ponto de encontro”, comenta Juvenal de Morais Mendes Junior, coordenador do PAEM da Nexa em Morro Agudo.

Segundo o especialista, os testes preventivos asseguram a eficácia do sistema de gestão de barragens. “O acionamento das sirenes vai avaliar o desempenho e funcionamento completo do equipamento. Além disso, será um momento importante para população relembrar e identificar os sinais de alerta da companhia, que indica a necessidade de deslocamento. Com essa medida, reafirmamos nosso o compromisso de segurança, transparência e bem-estar com todo o município de Paracatu”, afirma Morais.

As barragens da Nexa são inspecionadas diariamente pela equipe operacional da unidade. Também são realizadas auditorias técnicas periódicas por empresas devidamente credenciadas, que atestam a condição de segurança e a estabilidade de todas as barragens e depósitos da unidade.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados