Nexa intensifica atuação voluntária em Paracatu

 Nexa intensifica atuação voluntária em Paracatu

A quantidade de horas dedicadas ao trabalho voluntário aumentou mais de 200% em relação a 2018

SomosTodos_DiadaCriança_12102019_MorroAgudo (2) SomosTodos_DiadaCriança_12102019_MorroAgudo (1)

Incentivados pelo Programa de Voluntariado “Somos Todos”, empregados da Nexa já realizaram, até outubro de 2019, mais de 15 mil horas de ações voluntárias em todas as suas unidades e escritórios. Em Morro Agudo, os cerca de 60 voluntários da empresa dedicaram 585 horas ao voluntariado nos primeiros dez meses do ano.

É o caso do coordenador de inteligência e performance da Nexa, Paulo Roberto Vargas de Souza, que é voluntário no grupo há quase um ano. Ele considera que ser voluntário faz bem. “Tanto as pessoas que estão sendo beneficiadas quanto aqueles que estão doando seu tempo e trabalho saem mais leves dessas ações. A gente sente que o mundo se torna um lugar um pouquinho melhor e isso é renovador”, enfatiza.

       O mesmo sentimento é compartilhado por Patrícia Cíntia Pacheco, técnica química na Nexa, que realiza trabalhos voluntários há 7 anos. “A empresa sempre se preocupou com a região próxima à unidade. Uma das ações de que participei e mais marcaram este ano foi a oficina de Páscoa, em que mães e avós dos alunos da escola da região aprenderam a fabricar ovos de chocolate. Muitas saíram de lá com uma nova perspectiva, de uma possibilidade de renda extra. Foi gratificante!”, conta.

Os voluntários da Nexa também fizeram um mutirão de pintura para ajudar na revitalização do galpão de Morro Agudo, para que o grupo de produtores de leite pudesse realizar a primeira rodada de negócios da região. Já no dia 12 de outubro, mais de 20 voluntários da empresa participaram da ação recreativa em comemoração ao Dia das Crianças, promovida na comunidade. Os voluntários também ajudaram no apoio aos trabalhos na escola da região de Morro Agudo, realizaram visitas em asilos e orfanatos, além de participarem de mutirões e eventos.

 Somos Todos

O Programa de Voluntariado “Somos Todos” tem como objetivo estreitar os vínculos, a troca de experiências e a capacitação dos empregados voluntários da Nexa. A empresa realiza treinamentos periódicos com sua equipe e promove uma série de iniciativas para promover o desenvolvimento humano e engajar os públicos interno e externo em ações que gerem benefícios à comunidade.

Clarisse Coradini de Freitas, analista de Projetos Sociais e Desenvolvimento Local da Nexa, ressalta que o apoio à educação, capacitação de empreendedores e redução de desigualdades são algumas das marcas do voluntariado da Nexa. “Nosso objetivo é disseminar o bem, ajudar na resolução de desafios, aproximar a comunidade e deixar um legado positivo. O grupo contribui de maneiras diversas para fazer o bem ao próximo, principalmente por ser composto por pessoas de várias áreas, o que traz benefícios para todos: os que ajudam outras pessoas e quem recebe a ajuda”, reforça Clarisse.

 Dados

Segundo Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 7 milhões de pessoas realizaram trabalho voluntário no Brasil em 2018, representando 4,3% da população com 14 anos ou mais.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados

Leave a Reply