Nexa instala placa ‘Eu amo Vazante’ na Praça Dona Salica

Iniciativa faz parte das ações realizadas pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) em 2021

 

Com foco em promover iniciativas capazes de transformar o meio ambiente e disseminar a cultura da educação ambiental, ao longo do ano de 2021, a Nexa, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), realizou diversas ações nas escolas municipais e na comunidade de Vazante. Entre elas, a instalação de um novo marco turístico e ponto instagramável ‘Eu amo Vazante’, na praça Dona Salica, localizada em uma das saídas da cidade.

O PEA tem o objetivo contribuir na qualificação, democratização e disseminação das informações referentes as atividades da Nexa e a preservação do meio ambiente e, desse modo, promover processos e práticas coletivas para construção de valores socioculturais, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para conservação.

Ao longo do ano, o programa realizou mais sete ações educativas, desenvolvidas de forma colaborativa entre Nexa, município e a população para criar e disseminar a cultura de preservação ao meio ambiente.

De acordo com Marina Noronha, coordenadora de gestão social da Nexa, as ações do PEA trazem diversos benefícios ao município e ainda promove a conscientização coletiva sobre a importância de cuidar do meio ambiente. “O programa faz parte dos compromissos assumidos pela Nexa de atuar de maneira ambientalmente responsável nos locais em que atua, promovendo sensibilização sobre a preservação o meio ambiente, redução do consumo de água, importância da reciclagem, entre outras vertentes relacionadas a sustentabilidade”, comenta.

 Outras ações colaborativas realizadas pelo PEA em 2021

Além do letreiro na praça Dona Salica, o PEA promoveu o Treinamento de Prevenção e Combate ao Incêndio Florestal em parceria com o 12º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM de Patos de Minas), que contou com a participação proativa de 32 voluntários da comunidade.  Outra iniciativa realizada pelo programa foi a Blitz Educativa, que criou uma campanha focada na conscientização e alerta sobre o atropelamento de animais silvestres na rodovia LMG 706.

No âmbito infantojuvenil, o Programa de Educação Ambiental da Nexa possibilitou a realização do 1º Seminário ‘Cidades com Vocações Minerárias 2021’, aos alunos do ensino médio de escolas públicas e técnicas da cidade.

Com reaproveitamento de pallets e de materiais recicláveis como pneus e bombonas, a Nexa revitalizou a Casa do Artesão de Vazante e construiu dois Parquinhos Ecológicos em dois bairros da cidade, dando mais opções de lazer e diversão para as crianças da cidade.

Por fim, o PEA ainda criou um mini parquinho ecológico na escola CMEI Cleuza Maria, em que mais de 110 alunos terão a oportunidade de brincar e se divertir durante as aulas.

Caso esteja interessado em participar e ou se informar melhor sobre as ações do PEA em 2022, basta entrar em contato com a equipe de gestão social da Nexa no telefone: (34) 998101826.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados