Neste sábado tem bate-papo do “Audioetal”. Venha saber mais!

Representantes dos dez projetos contemplados participam da iniciativa

O “Audioetal” já deu resultados e agora é hora de compartilhar! Por isso, os representantes dos dez projetos contemplados no Fundo de Apoio a Pequenos Projetos da Kinross, participam neste sábado (25), das 9h às 11h, de um bate-papo na Casa do Empresário, junto com representantes das secretarias de cultura e de assistência social do Paracatu (MG). Para enriquecer ainda mais o compartilhamento de experiências, foram convidados também grupos que não foram contemplados diretamente pelo edital, mas que receberam algum tipo de apoio em suas iniciativas.

“O objetivo do Audioetal é apoiar os grupos e entidades de Paracatu para que elas próprias possam tirar do papel os seus projetos, gerando renda e impactando no desenvolvimento do município”, destaca a diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha.

CONHEÇA A INICIATIVA

O “Audioetal” faz parte do eixo Geração de Trabalho e Renda do Programa Integrar e consiste em um edital com processo de aplicação simplificado – por meio de áudio – acessível para que todos possam apresentar suas propostas de ações educativas, culturais, sociais, ou de enfrentamento à pandemia. Esse ano foram inscritos 76 projetos, onde dez iniciativas, segundo critérios de originalidade, apropriação das questões da comunidade e capacidade de execução e mobilização foram escolhidos.

Cada projeto recebeu um aporte de 8 mil reais, além de acompanhamento e apoio no gerenciamento do projeto, realizado pela equipe da Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC). O suporte abrange desde a elaboração, a execução, até a prestação de contas. Com isso, a ideia é multiplicar essa competência entre pessoas e grupos locais, a fim de que possam participar também de outros editais, na busca por financiamento e recursos, para a concretização dos projetos de interesse da própria comunidade de Paracatu.

CAPACITAÇÃO

De acordo com a especialista em desenvolvimento de projetos da AIC Letícia Lopes, coordenadora de seleção do Audioetal, outros 26 projetos foram procurados para que também recebessem algum tipo de apoio, seja com a indicação de editais que estejam alinhados aos objetivos de cada iniciativa, suporte e capacitação na gestão e no desenho do projeto, ou mesmo apoio na criação de peças de comunicação e na divulgação, por meio da Agência de Comunicação Solidária (ACS).

Uma das entidades que tiveram esse apoio na elaboração e gerenciamento profissional de projetos foi a Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente (AACAD), que atua há 12 anos oferecendo diversas oficinas de esporte, cultura, educação musical e artesanato para crianças de quatro a 15 anos de Paracatu. De acordo com a coordenadora da associação, Marli Alves, o objetivo com a inscrição ao Audioetal era incluir uma nova oficina de balé clássico. “Mesmo não tendo sido selecionado pelo Audioetal, a experiência foi muito positiva. A equipe nos ajudou a elaborar um plano de trabalho e a estarmos preparados para nos inscrever e captar recursos em outros editais”, destaca Marli.

“É muito importante que mais instituições estejam aptas a participar de editais e a alcançar oportunidades de financiamento, por exemplo, via leis de incentivo. Isso fortalece a ação de grupos locais, reforça o capital social em Paracatu e resulta em um maior volume de recursos direcionados para a solução de problemas reais da cidade”, finaliza a coordenadora da AIC Letícia Lopes.

 

 

 

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados