Maratona de ideias reúne 130 jovens em Paracatu

Evento viabilizado pelo projeto Paracatu Movimenta e promovido pelo Sebrae Minas e parceiros teve o objetivo de estimular soluções inovadoras para a cadeia agrícola

Cerca de 130 jovens participaram, no último final de semana, do Hackaton Inova Agro Paracatu, evento de maratona de ideias voltado para desenvolver soluções inovadoras para problemas reais da cadeia produtiva do agronegócio de Paracatu e região. A iniciativa do Projeto Paracatu Movimenta, viabilizado pela empresa Nexa, dentro do Movimento Inovatu para fomentar o empreendedorismo e o ecossistema de inovação, foi realizada em parceria com o Sebrae Minas, Irriganor, Prefeitura, Instituto Federal do Triangulo Mineiro (IFTM) e Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp). A ação também contou com o apoio da Feira AgroParacatu, Filhas do Agro, Campo, Pivot e do Condomínio de Irrigação Entre Ribeiros.

Entre os dias, 19 e 21 de maio, jovens entre 16 e 22 anos, a maioria estudantes do ensino médio, mergulharam no universo da inovação. Com orientação dos monitores, eles foram divididos em 18 times e participaram de quatro workshops com os seguintes temas: solução, validação de problema, modelagem de negócios e monetização e pitch.

Ao final, cada grupo apresentou sua proposta para uma banca avaliadora. Entre as proposições expostas, ganharam destaque as ideias de controle de irrigação, manutenção de peças e maquinários agrícolas, segurança contra o roubo de peças de pivôs. As melhores propostas terão a possibilidade de amadurecer e serem aceleradas posteriormente em outra atividade, podendo até evoluírem e se tornarem startups.

A analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende afirma que esse tipo de ação é muito importante para valorizar a agricultura do município. “É fundamental formarmos profissionais para o mercado de trabalho com a visão das necessidades do setor agrícola, pois temos a possibilidade, a médio e longo prazo, de resolver demandas com soluções criadas dentro do próprio território”, ressalta.

Na avaliação do diretor da Secretaria Municipal de Agropecuária, Lindolfo Neiva Gonçalves, a iniciativa, embora esteja no início, produzirá bons frutos para a cidade. Evento sobre inovação e empreendedorismo gera muito interesse nos jovens, estimulando-os a explorar novas áreas do conhecimento”, frisa.

Já a engenheira ambiental da Nexa Resources, Amanda Guerra, destaca que é fundamental motivar e desafiar os jovens a pensarem fora da caixinha. Esta iniciativa vem de encontro com o objetivo da empresa dentro do Projeto Paracatu Movimenta, que é fomentar o ecossistema de inovação em Paracatu. É importante a gente aliar ideias inovadoras com a motivação que os jovens têm de fazer diferente e melhor. Creio que saímos daqui com resultados brilhantes e satisfatórios, e que vão agregar muito valor para nossa região, observa.

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados