Mais de 70% dos atendimentos na BR-040 no feriado são auxílios a panes mecânicas

Concessionária orienta sobre a necessidade de manutenção preventiva

Foto: frota operacional disponível para o usuário da rodovia. Crédito: acervo Via 040.

3 de novembro 2020 – Durante os 4 dias em que vigorou a Operação Especial do feriado de 2 de novembro (Finados), entre 30 de outubro e 2 de novembro, a Via 040 realizou 495 atendimentos na rodovia, uma média de 123 veículos sendo atendidos diariamente no trecho sob concessão.

 Para garantir a fluidez e a segurança, a operação especial reforçou o número de equipes e de equipamentos à disposição dos usuários da BR-040, que recebeu um fluxo aproximado de 420 mil veículos em todos os dias.

 O socorro a panes mecânicas foi o principal serviço prestado aos usuários, totalizando 359 chamados, cerca de 72% do total de atendimentos. Além do socorro mecânico, os 21 postos da Via 040 ao longo do trecho sob concessão prestaram, também, serviços nas seguintes situações:

 – Atendimento clínico: 30 pessoas;

– Pane elétrica: 31 veículos;

– Pane seca: 33 veículos;

– Troca de pneu: 30 veículos;

– Orientação a andarilhos: 8 ações.

 

Manutenção preventiva

 Para fazer uma viagem sem sustos com relação à parte mecânica, a Via 040 orienta para a necessidade de manutenção preventiva do veículo:

 – Checar as condições e a calibragem dos pneus, substituindo-os em caso de necessidade;

– Verificar lanternas dianteiras e traseiras, além das setas;

– Encher o tanque e mapear os postos de serviço ao longo do trajeto;

– Abastecer os reservatórios de água e testar as palhetas do limpador;

– Verificar nível do óleo.

Condições de tráfego 24h

Os motoristas também podem acompanhar as condições de tráfego pelo Twitter (@via040) da concessionária e pelo site da Via 040. Há também informações pelo Whatsapp, mediante solicitação de cadastro. As orientações para se cadastrar podem ser acessadas aqui http://via040.com.br/pages/whatsapp-via-040.

Estrutura à disposição de motoristas e passageiros

– 18 painéis eletrônicos de mensagens informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego e o tempo estimado de viagem entre as cidades dos trechos de maior movimento.

– 21 postos de atendimento entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), com estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso.

– 23 veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão 24 horas por dia, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações.

– 28 ambulâncias para resgate e socorro médico.

– 30 guinchos para remoção de veículos leves e pesados.

– Viaturas de resgate de animais e combate a incêndios.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados