Leilão – uma boa opção para comprar um imóvel mais barato em Belo Horizonte

Por Andressa Mendes
Créditos da imagem: Freepik

Descubra como funciona a prática, as maiores vantagens e os cuidados necessários para não cair em armadilhas.

Seja como uma oportunidade de investimento ou como uma maneira de concretizar o sonho da casa própria, o fato é que os leilões de imóveis são ótimas alternativas para quem deseja garantir uma propriedade com mais economia.
Isso porque, dentro dessa modalidade, os preços podem chegar a até 60% abaixo do valor de mercado. Além disso, existem outras inúmeras vantagens como maior comodidade nas pesquisas e mais flexibilidade nas negociações.

Quer saber mais sobre os leilões de imóveis? Então, siga com a gente e confira abaixo as maiores vantagens e os cuidados necessários para garantir ótimas negociações nessa modalidade.

  1. Mais economia
    Sem dúvidas, a maior parte das pessoas que pretende adquirir um imóvel por meio de um leilão escolhe essa opção por conta do preço. Isso porque, nessa modalidade, é possível arrematar propriedades prontas para serem habitadas com valores abaixo de empreendimentos na planta.
  2. Oportunidade
    Devido à crise econômica brasileira, o índice de inadimplência está muito alto. Por conta disso, têm surgido inúmeras oportunidades de arremates de imóveis de diversos padrões em várias regiões do país. É possível comprar apartamento em Belo Horizonte, casas, salas comerciais, quitinetes e muito mais. Em outras palavras, a oferta nunca esteve tão propícia para compra.
  3. Agilidade
    Ao contrário das pessoas que buscam por terrenos à venda em Belo Horizonte, quem procura por um imóvel em leilão sabe que o tempo de espera até a mudança é muito curto. Isso porque, nessa modalidade, os imóveis já vem prontos e não é preciso esperar a execução de um projeto ou a construção de uma propriedade.

    Agora que você já sabe sobre os maiores benefícios dos leilões, confira alguns cuidados necessários para garantir um ótimo arremate:

 

  1. Leia o edital
    Antes de mais nada, é preciso se informar sobre o edital do leilão. O documento deve conter todas as regras e informações necessárias para participação como dia, horário e condições de pagamento. Além disso, por meio do edital, é possível descobrir se o imóvel conta com dívidas a serem acertadas. Vale lembrar que, caso haja quaisquer pendências, elas serão diretamente transferidas ao novo proprietário.
  2. Faça uma visita
    Antes de arrematar um imóvel, é preciso verificar se ele realmente vale à pena. Por isso, nunca deixe de visitar o local e analisar o estado como um todo. Por exemplo, caso a propriedade exija grandes reformas, ou seja muito antiga, pode não ser viável adquiri-la.
  3. Calcule os gastos previamente
    Além do valor do imóvel, ao arrematar uma propriedade, é necessário pagar a comissão do leiloeiro (que geralmente é de 5% do valor do imóvel). Você também deverá arcar com os valores da regularização da propriedade, que envolvem impostos cobrados pela Prefeitura e gastos com cartório. Portanto, faça um planejamento prévio antes de iniciar os seus lances.
  4. Defina um valor limite para o lance
    A determinação de um teto para a sua oferta é imprescindível para a realização de um bom negócio. Para definir o valor de maneira mais assertiva, você pode tanto se basear em pesquisas de mercado quanto consultar profissionais e imobiliárias especializadas.
  5. Conte com o auxílio de um especialista
    Sem dúvidas, um bom advogado pode te ajudar e simplificar bastante o processo. Afinal, ele saberá interpretar todo o edital e checar possíveis pendências e contradições. Além disso, também poderá te ajudar nos trâmites da regularização da propriedade.

Enfim, gostou de saber um pouco mais sobre os leilões imobiliários? Se esse artigo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais e leve essas informações para mais pessoas que possam se interessar.

 

 

 

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados