IEF lança livro comemorativo pelo aniversário de 10 anos do Parque do Limoeiro 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) lançou, nessa quarta-feira (24/03), o livro “Olhares Sobre o Parque Estadual Mata do Limoeiro”, em comemoração aos 10 anos da unidade de conservação localizada em Ipoema, distrito de Itabira, na Região Central de Minas. O parque completou uma década na segunda-feira (22/03) e, diante da pandemia de Covid-19, realizou um evento virtual, que contou com a participação do diretor-geral do IEF, Antônio Malard, da promotora de Justiça de Itabira, Giuliana Talamoni Fonoff, do prefeito de Itabira, dos fotógrafos, parceiros e do gerente Alex Amaral, entre outras autoridades.

O livro foi produzido pela Agência Negrito com recursos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Ele traz 46 imagens da unidade de conservação produzidas por 13 fotógrafos. São eles Evandro Rodney , André Sena, Clara Regina, Duander Franco, Fernanda Oliveira, José Geraldo Couto, Lucas Castro, Marcelo Miranda, Orlando Ramos, Roneijober Andrade, Sandro Rezende Tiago Vilas-Boas e Wagner Azevedo.

A publicação destaca imagens de atrativos importantes como a Cachoeira do Derrubado, além de outros 45 ângulos de belezas espalhadas pela unidade que preserva mais de 2 mil hectares de fragmentos de vegetações dos biomas mata atlântica e cerrado. Durante o lançamento do livro, o diretor-geral do IEF, Antônio Malard pontuou alguns destaques do parque como a ação de educação ambiental “Limoeiro em Ação”, que já foi inclusive premiada no Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade; a própria riqueza e biodiversidade do parque, sendo importante corredor ecológico para a travessia de aves, e para a conservação da biodiversidade da Serra do Espinhaço.

Também foi destacada pelo diretor, o quesito visitação, com um número expressivo de turistas que visitam a unidade de conservação para usufruir e apreciar as belezas naturais. O Parque Estadual do Limoeiro foi ainda citado por ele como sendo escolhido para fazer parte do Programa de Concessão de Unidades de Conservação (PARC), o que proporcionará um aumento do potencial e do número de visitantes ao parque, além de impulsionar a melhoria das estruturas e a oferta de atrativos.

“É um grande prazer participar desse lançamento e desse trabalho tão bem realizado pela equipe do parque. Agradeço a presença de todos nesse dia emblemático para essa unidade de conservação tão importante para Minas Gerais e para o país”, disse. Malard também anunciou durante o evento a aprovação pela Câmara de Proteção à Biodiversidade (CPB) do Copam de cerca de R$ 1 milhão para investimento em melhorias no parque, com construção de salas, casa de pesquisadores e do gerente, investimento em segurança, dentre outras. “Essas melhorias irão proporcionar uma melhor estrutura ao parque, principalmente para seus usuários”, frisou.

Presente no evento virtual, a promotora de justiça Giuliana Talamoni Fonoff afirmou ser um prazer muito representar o MP no lançamento do Livro. “O formato virtual não diminui de forma nenhuma a importância da comemoração dos 10 anos desse gigante verde, que está sendo lindamente coroado com o lançamento desse livro, um trabalho artístico, pensado, elaborado e executado por pessoas sérias, competentes e que possuem com exatidão a ideia do que é ser um servidor público”, afirmou.

Ainda segundo ela, o lançamento serve para coroar todas as ações, programas e projetos desenvolvidos nesses 10 anos de existência do nosso gigante verde. “Esperamos que todos possam ter a oportunidade de admirar o trabalho fotográfico e também possam vir ao parque para desfrutar in loco essa natureza linda que o parque abriga”, disse.

O fotógrafo do IEF, Evandro Rodney, é um dos que assina a obra. “Fotografar o Parque Estadual do Limoeiro é enfatizar por meio de imagens a importância em preservar o meio ambiente para garantir um futuro melhor. A fotografia tem um papel importante. Ela eterniza, denuncia, provoca, transforma, instiga, conscientiza e mexe com o imaginário das pessoas”, diz o servidor.

Já Roneijober Andrade, que também é um dos fotógrafos que cedeu imagens para o livro, mora em Ipoema e garantiu ser um prazer contribuir para o fortalecimento da unidade de conservação. “Mesmo antes da Mata do Limoeiro virar uma unidade de conservação era um dos meus locais favoritos para fotografar em Ipoema. Foi um prazer participar do livro, pois sei que ele incentivará outras pessoas a conhecer o parque e a fotografar as belezas e a diversidade da flora, fauna e paisagens deste nosso patrimônio natural”, afirma.

Também presente na inauguração virtual do livro, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, parabenizou ao parque, aos funcionários, à população de Ipoema e Senhora do Carmo pelos seus 10 anos. “O envolvimento e engajamento da comunidade são fundamentais. Por sermos uma cidade de mineração, termos um parque em nossa região é algo muito emblemático. Termos esse parque é pensar no futuro, pensar e uma nova mineração em Minas, no Brasil e no Mundo”, afirmou.

O prefeito destacou ainda que “lançar o olhar para o parque é uma grande oportunidade. Temos que celebrar esse livro, eternizar esse momento, registrando o que temos de mais bonito na região. Além de comemorar os 10 anos, temos que olhar para frente, e nesse sentido, temos muita expectativa com relação ao parque e ao turismo”, afirmou. Em sua fala, o prefeito classificou o parque como uma pérola, com suas riquezas na fauna, na flora e na biodiversidade. “Ele é um grande celeiro de conhecimento, de entretenimento, de formação, de educação humana, e apresenta um leque muito grande para a sociedade e a prefeitura quer apoiar sempre”, frisou.

Para o gerente da área protegida, Alex Amaral, ver essa publicação pronta foi a realização de um sonho. “É uma grande oportunidade de poder fazer chegar a mais pessoas as belezas desse lugar fascinante, com registros fotográficos em diferentes estações no decorrer do ano”, afirma o gestor.

Quem também esteve presente no evento foi Frederico Mendes de Carvalho, da Negrito Comunicação, agência que montou o livro. “Venho pesquisando o Parque Estadual Mata do limoeiro há alguns anos e, a cada estudo e visita, me apaixono mais. ‘Olhares’ é a tradução em imagens, por meio da sensibilidade de fotógrafos supertalentosos, da grande biodiversidade, da explosão de cores e vida pujantes na unidade de conservação. É uma forma de declarar nosso amor ao meio ambiente”, afirma.

Na segunda-feira o IEF publicou uma reportagem especial com os principais avanços do Parque Estadual Mata do Limoeiro em seus 10 anos de existência, que se consolidou como uma referência na conservação do meio ambiente. O texto pode ser acessado por este link. Para fazer o download da publicação especial em homenagem aos 10 anos do parque é só clicar no link abaixo.

Clique aqui para baixar o livro “Olhares Sobre o Parque Estadual Mata do Limoeiro”

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados