HIP-HOP PTU: EVENTO QUE REUNIRÁ FÃS DA CENA HIP HOP EM PARACATU.

 HIP-HOP PTU: EVENTO QUE REUNIRÁ FÃS DA CENA HIP HOP EM PARACATU.

83123974_156601565776340_1060378205057187840_o

O coletivo Expressarte traz mais um evento inédito em Paracatu, o Hip Hop PTU! O evento será realizado dia 1º de fevereiro, no Ginásio do Jóquei Club Paracatuense e é produzido de forma colaborativa entre os participantes da Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil.

O Ministério da Cidadania, Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil, Associação Imagem Comunitária e Kinross convidam para: Hip-Hop Ptu – Paracatu recebe seu primeiro evento sobre cultura de rua, hip-hop, break, grafite e muito mais. Idealizado pelo grupo Expressarte, coletivo de jovens formado dentro do projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil, o Hip-Hop Paracatu tem por objetivo reunir fãs da cultura de rua, hip-hop, break, grafite.

O evento acontecerá no Ginásio do Jóquei Club Paracatuense, onde terá oficinas abertas para o público realizar produções artísticas como o grafite e a dança break, apresentações de Bboys e MC’s convidados, batalha de rimas e muito mais. O hip-hop surgiu na década de 70 como um movimento cultural entre os latino-americanos, jamaicanos e os afro-americanos da cidade de Nova York. A filosofia do movimento cultural é a realização de disputas com base na criatividade, sem recurso de violência e armas, criando um estilo próprio de dança e vestimenta. O hip-hop alcançou o estatuto de ser uma filosofia de vida para muitas pessoas.

Um Bboy não é apenas dançarino de break, ele se expressa através breakbeats, batidas, usando várias combinações ou conjuntos de movimentos do breakdance. Ele representa um dos três elementos do Hip Hop – os outros dois são Rap e Grafite. É termo e a abreviação de Break Boy, criado no Bronx (bairro de negros e hispânicos de Nova York), na década de 70.

PROGRAMAÇÃO HIP HOP PTU

Das 14:00 às 18:00 vão ocorrer apresentações de Bboys e MC’s independentes, oficinas de grafite e break dance e a esperada batalha de rimas, que já faz parte do roteiro cultural da cidade.

QUEM FAZ

Sobre o coletivo Expressarte

O coletivo Expressarte reúne jovens de 15 a 29 anos de diversas regiões da cidade. Foi formado no ano de 2019, no âmbito do projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil (RCPJ), executado pela Associação Imagem Comunitária (AIC) e patrocinado pela Kinross com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

Sobre o projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil

O projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil é uma iniciativa da Associação Imagem Comunitária – AIC, realizada por meio de recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura via patrocínio da Kinross. O projeto tem como principal objetivo formar jovens agentes mobilizadores de cultura na cidade de Paracatu. Ou seja, traz as e os jovens para o centro da ação de reflexão e intervenção na cultura da cidade, de maneira que elas e eles sejam protagonistas nos processos de fomento, renovação e movimentação cultural em Paracatu.

A trajetória formativa proposta dentro do projeto consiste em duas etapas: 1. O mapeamento e sistematização de iniciativas e manifestações culturais paracatuenses em um guia cultural feito pelas mãos das e dos jovens; 2. A criação de uma agenda cultural para a cidade com a cara das juventudes locais, mas que, ao mesmo tempo, dialogue com as iniciativas mapeadas para o guia cultural.

Sobre a Associação Imagem

Comunitária A Associação Imagem Comunitária (AIC) nasceu em 1993, com a TV Sala de Espera – projeto de extensão do Curso de Comunicação Social da UFMG que implementou uma experiência de TV comunitária voltada à educação para a saúde. Em 26 anos de atuação, a entidade tem se dedicado ao desenvolvimento das mais variadas metodologias de construção do diálogo em processos de mobilização social e educação para a cidadania e de empoderamento de sujeitos com vistas à construção do desenvolvimento humano pleno. Nessa perspectiva, a AIC já realizou centenas de projetos e programas nos campos da Educação, Cultura e Mobilização Social, Desenvolvimento Local Sustentável, Educação Ambiental e Promoção da Saúde. Ao longo de sua trajetória, consolidou uma rede composta por mais de 500 parceiros, entre empresas, organizações públicas, movimentos e fóruns de promoção da cidadania. Seu trabalho é reconhecido por mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, concedidos por organizações como a ONU Cidades, UNICEF e UNESCO.

SERVIÇO “HIP HOP PTU”

Data e horário: dia 01 de fevereiro de 2020, das 13:00 às 18:00

Local: Ginásio do Jóquei Club Paracatuense (entrada pela Avenida Olegário Maciel)

A entrada é gratuita! Programação: 1. 13:00

Pré abertura: recepção com músicas ao vivo. 2. 14:00

Abertura Oficial. Cerimonial de boas-vindas. 3. 14:15

Apresentação de Break Dance. 4. 14:40

Oficina de Break Dance com Ygor Motta. 5. 15:00

Apresentação dos artistas Samu K, CND, TG, Tijão, Mainstreet. 6. 15:40

Oficina Grafite 7. 16:30 Batalha de Rimas.

8. 18:00 Encerramento e considerações finais.

CONTATOS Assessoria de Imprensa do Coletivo Expressarte: Samuel Soares (38) 9.9747-6345  Referência imprensa do projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil: Sarah Dutra (38) 9.8423-7684

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados

Leave a Reply