Fundação Logosófica de Paracatu comemora 25 anos

Homenagem da Câmara Municipal à Fundação Logosófica de Paracatu, pelos seus 25 anos

“É necessário dar ao homem os elementos que lhe faltam para orientar sua vida com segurança pelos caminhos do mundo.“ A frase é de  Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche, autor da Logosofia, uma ciência humanística que apresenta uma concepção original do homem, em sua organização psíquica e mental, e da vida humana em suas mais amplas possibilidades.

A logosofia é uma ciência que através do estudo permite conhecer uma nova forma de sentir e conceber a vida e conhecer o potencial individual do ser humano. Ela não dá respostas, mas cria condições para entender este processo. O conceito desta ciência fundada em 1930, pelo professor argentino Carlos Bernardo González Pecotche, que no mundo completa 91 anos.

Paracatu

Hoje dia 8 de outubro foi um dia especial para Logosofia, que dentro de suas comemorações a Câmara Municipal, além de homenagear abriu espaço para o representante Danilo Ulhoa para falar um pouco sobre os 25 anos da Fundação Logosófica.

 

Alguns trechos da fala de Danilo Ulhoa

“A Câmara Municipal atenta aos problemas da comunidade, sempre pautou projetos direcionados a temas medulares para a cidade, onde a cultura e a educação norteiam alguns destes projetos. Ressalto que a Logosofia pode colaborar muito a estes nobres quesitos.

Manifesto minha eterna gratidão a Deus, ao autor da Logosofia e aos seres, aos estudantes de Logosofia de Brasília, que trouxeram esta Obra até aqui.

O autor da Logosofia é um exemplo para nós de altivez, realização, dedicação e amor à humanidade. Como pai, educador e humanista trabalhou durante muitos anos de sua vida em prol de uma humanidade melhor, através desta escola com sua pedagogia singular. Foi instituída em 1930 por Carlos Bernardo González Pecotche, criador da Logosofia, em Córdoba (Argentina), e começou suas atividades no Brasil cinco anos depois.

Muitas mãos estão presentes na obra que estamos fazendo em nossa cidade ; e ainda realizações e experiências registradas por cada colaborador, que fez, faz ou fará a história desta escola.

E, recentemente, formalizamos a condição de Intituição que proporcionarar segurança jurídica á nossa instituição, junto ais governos, federal, estadual e municipal;

O movimento logosófico em Paracatu nasceu de um pensamento de bem no seio da filial da Fundação Logosófica de Brasília. Muitos pensamentos altruístas de distribuir o bem recebido e expandir as outras regiões o conhecimento logosófico.

Conta nos a história que muitas reuniões foram realizadas de bixo de um pé de manga, na casa de um amado estudante de Paracatu, em longas conversas amistosas, de uma família muito querida: Dr. Elmo Araújo Caldas, que neste momento elevo minhas considerações e lembranças eternas de respeito e gratidão.

Os registros históricos informam: Rua do Ávila, Rua Guarani, Rua Goiás e, agora, Rua Coronel Lindolfo Garcia, uma área nobre da cidade. A aquisição de imóveis e utilitários para abrigar e organizar o local de estudos antecedeu o pensamento da aquisição da sede própria. Esta aquisição tem um papel primordial desta casa que aprovou a doação do lote a nossa instituição. A construção foi um marco para os estudantes colaboradores.

A sede própria tão esperada por todos, foi inaugurada no dia 02 de julho de 2011, com uma grande festa. Contando com autoridades da câmara municipal, prefeitura e outras entidades do município.

A Logosofia é uma ciência que possibilita o ser humano ao conhecer a si mesmo. Ela apresenta uma nova concepção do homem, do universo e das leis que regem os processos universais, e, por meio de um método cientifico, conduz o ser humano ao seu aperfeiçoamento psicológico, moral e espiritual.

Atualmente a Logosofia tem sede em quase todos os países da América Latina e nos cinco continentes. No Brasil, são mais de com sede nas principais capitais e dezenas cidades do interior. “Em várias cidades do Brasil, a Fundação Logosófica possui colégios que atendem aos estudantes do ensino básico e médio com a direção da pedagogia logosófica que ensina e faz feliz”.

Vinculadas a sede central de Belo Horizonte, a nossa sede aqui em Paracatu, está completando suas “bodas de prata”, 25 anos de atividades regulares. Estamos felizes em compartilhar com a câmara municipal esta data importante para nós, estudantes, e os munícipes, amigos da obra logosófica.

Finalizando, Danilo Ulhoa agradeceu a todos que direta ou indiretamente colaboraram com a obra presente em Paracatu, que tem muito a oferecer em vários âmbitos da cultura e educação.

 

Programação:

  • Dia 9.11, às 19h: Reunião Solene, no CDIL, em comemoração ao aniversário de 25 anos do CDIL de Paracatu.

 

  • Dia 10.11, às 19h30, Webinário: “A Missão de fazer as próximas gerações mais felizes.” Palestrantes: Cleomar, Thais Costa e Andrea.

Este Webinário foi encomendado especialmente pela Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação de Paracatu.

Os interessados em obter mais conhecimentos sobre a logosofia podem procurar a fundação na Rua Coronel Lindolfo Garcia

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados