Fávaro celebra “recorde absoluto” de novos mercados para o Brasil: 437

Em entrevista ao Bom Dia, Ministro, titular da Agricultura e Pecuária destaca a expansão do agronegócio brasileiro para 72 destinos e o aumento nas exportações brasileiras
|
Durante participação no programa Bom Dia, Ministro desta quarta-feira, 17 de setembro, o ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) comentou a expansão do agronegócio brasileiro para outros países e a marca recorde de 437 aberturas de mercado desde 2023, em 72 destinos. Como exemplo dessa ação frequente, citou que no último dia 12 o Governo do Brasil recebeu a autorização para exportar sebo bovino para Singapura, destinado ao uso industrial, inclusive para a produção de biocombustíveis.
“O Brasil está exercendo a sua vocação, verticalizando a produção, gerando emprego e renda aqui dentro. Vejo o país cumprindo seu papel geopolítico de forma eficiente, garantindo a soberania e a estabilidade brasileira e dos países amigos que fazem negócio com o nosso país”, avaliou Fávaro. O ministro enfatizou a importância de o assunto ser tratado atualmente como política de Estado, com ações articuladas com o Ministério das Relações Exteriores e com o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de recolocar o país no centro das principais agendas internacionais.
O presidente buscou a reconexão do Brasil nas relações diplomáticas. É importante não ficar só com os mesmos produtos sendo exportados. Abrimos 437 novos nesses dois anos e nove meses. Um recorde absoluto. Nunca tivemos tantas opções”
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária
“O presidente buscou a reconexão do Brasil nas relações diplomáticas. É importante não ficar só com os mesmos produtos sendo exportados. Abrimos 437 novos nesses dois anos e nove meses. Um recorde absoluto. Nunca tivemos tantas opções”, celebrou.
BRASIL SOBERANO — Outra ação é o Plano Brasil Soberano, com uma série de medidas emergenciais criadas para proteger exportadores, preservar empregos e estimular investimentos em setores estratégicos da economia, como uma resposta à adoção de tarifas unilaterais de 50% pelos Estados Unidos aos produtos nacionais. Estão previstos R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) para linhas de crédito com taxas acessíveis, prorrogação da suspensão de tributos para empresas exportadoras, aumento do percentual de restituição de tributos por meio do Reintegra e a facilitação da aquisição de gêneros alimentícios por órgãos públicos.
MENOR IMPACTO — Para Fávaro, com essas medidas e a abertura de novos mercados, o Brasil foi menos impactado pelas medidas tarifárias impostas pelos EUA. “Temos hoje um portfólio e grandes oportunidades para exportar os produtos brasileiros, mas também não deixamos de estar conectados com as exportações norte-americanas”, explicou. “O diálogo está acontecendo e produtos importantes saíram do ‘Tarifaço’, como suco de laranja, produtos de celulose, cacau”, exemplificou.
DO LADO — Segundo Fávaro, o Mapa continua dialogando com setores e avaliando novas medidas de apoio. “Todas as ações foram tomadas e estamos abertos a dialogar com empresas, indústrias, comércio, agropecuária, para que todo mundo que for afetado, de uma forma ou de outra, sabia que o governo estará do lado, estendendo a mão para que a gente minimize impactos”, assegurou o titular da Agricultura e Pecuária.
QUEM PARTICIPOU — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram do programa desta quarta-feira a Rádio Nacional de Brasília, Amazônia e Alto Solimões (EBC), Rádio Cidade (Luís Eduardo Magalhães/BA), Rádio Agro FM (Lucas do Rio Verde/MT), Portal Primeira Página (Palmas/TO), Rádio CBN Curitiba (Curitiba/PR), Portal Estado de Minas (Belo Horizonte/MG), Rádio 91 FM (Bariri/SP) e Rádio CDN (Santa Maria/RS).
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Comentários