Exposição “Hugo Martins Fé e Arte” em Paracatu

Obras dos escultores de arte sacra, com trabalhos em madeira lei dos artistas Hugo Martins e Carmen Rosa estão em exposição na Fundação Casa de Cultura em Paracatu.

“A arte sacra é um tipo de manifestação artística que retrata a religiosidade e a devoção. Esse estilo conta com representações divinas e obras de arte impressionantes. Abrangendo vários campos, como a pintura, a escultura, os mosaicos e a arquitetura, a arte sacra envolve também outros gêneros de ornamentações sagradas, como artefatos e vestimentas.”

Estiveram prestigiando a exposição e os familiares a senhora Carmen Rosa e as filhas Maria Aparecida e Lara Daniela Martins, o Prefeito Igor Santos, diretor presidente da Fundação Casa de Cultura Igor Faria, Professor e historiador Lavoisier Albernaz

A exposição “Hugo Martins Fé e Arte” teve inicio ontem (13/9) e s segue até outubro.

Biografia

Hugo Martins e a Sra. Carmen rosa

Hugo Martins, artista paracatuense, nascido em 17 de julho de 1933, passou sua infância entre a cidade e a fazenda de seus pais, Dona Maria de Lourdes Batista Martins e Omar Martins Ferreira. Hugo fez seus estudos na Escola Estadual Afonso Arinos, posteriormente estudou no internato do Ginásio D. Lustosa na cidade de Patrocínio. Retornando a Paracatu, terminou seus estudos na Escola Normal Oficial de Paracatu, atual Casa de Cultura. Casou-se em 1966 com Carmem Conceição da Silva Martins, companheira inseparável com quem compartilhou sua vida com amor e com quem teve duas filhas, Maria Aparecida Martins e Lara Daniela Martins. A relação de companheirismo entre os dois contribuiu para que Hugo se tornasse um dos mais importantes santeiros contemporâneos do noroeste de Minas Gerais.

Hugo iniciou sua carreira na comercialização de antiguidades, onde aventurou-se juntamente com sua esposa pelos caminhos da restauração das peças adquiridas. O conhecimento, a devoção, o amor pela arte e a sacralidade, evoluíram sua técnica a tal ponto que Hugo passou a transformar um pedaço de madeira em uma peça única, capaz de demostrar simplicidade, requinte e identidade própria, partindo pelo princípio de criar por meio de sua própria criatividade, não recebendo influências externas.

Suas principais criações são os belíssimos oratórios, também conhecidos como retábulos, considerados locais de expressão de fé e reflexão que habitam as residências dos fiéis aos santos. Devoto a São Benedito, todos os anos esculpia uma imagem dele e doava a comunidade do Rosário para arrecadação de fundos. A beleza de suas criações não somente criou uma identidade artística única, como também objetos de profunda admiração e desejo de colecionadores, de museus, e de amantes da arte sacra.

Suas obras já estiveram expostas em importantes instituições culturais não apenas em Minas Gerais, como por todo Brasil e pelo mundo, tais como a Academia de Letras e Artes do Planalto, Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, Espaço Cultural Banco do Brasil, Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu, Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, Centro Cultural SESIMINAS, além de compor acervo museológico de museus e colecionadores em São Paulo, Brasília, França, Itália e Portugal.

Neste mês em que comemoramos os 200 anos de independência do Brasil, em valorização e tributo ao grande artista Hugo Martins, a Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu realiza a exposição Hugo Martins – Fé e Arte, no hall de exposições da Casa de Cultura, com um total de 47 peças únicas dos colecionadores e amigos de Hugo: José Humberto de Almeida – Brasília, Graça Caetano Jales, Niso Faria e Ana Rocha.­­

Texto: Diego Almeida – Museólogo – Fundação Casa de Cultura.

Venha visitar  este espetáculo de cores!

Prestigiaram o evento várias autoridades e apaixonados pela arte sacra!

“A arte não é um trabalho manual, ela é a transmissão de sentimento que o artista experimentou” Leon Tolstoi

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados