ENCE oferece especialização em análise ambiental e gestão do território

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE, localizada no Rio de Janeiro (RJ), está com inscrições abertas até o dia 15 de outubro para o curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território. O processo seletivo será totalmente online, mas a previsão é que o curso, com início em março de 2022, seja presencial. São oferecidas até 30 vagas, conforme consta em edital, que pode ser acessado clicando aqui. As inscrições e o curso são gratuitos.

Na primeira etapa, de caráter classificatório, o inscrito precisará enviar uma carta de apresentação e a documentação curricular. Ao contrário do ano passado, não há necessidade de uma carta de recomendação do professor.

O resultado da primeira fase será publicado no site da ENCE no dia 19 de novembro, juntamente com a convocação dos 45 primeiros classificados para a segunda etapa, de entrevistas, que ocorrerá entre 30 de novembro e 03 de dezembro. Esta fase é de caráter eliminatório. As datas e horários da seleção serão divulgados previamente no site da ENCE.

O resultado final está previsto para ser divulgado no site da ENCE até o dia 13 de dezembro. A pré-matrícula dos candidatos aprovados ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, pelo Sistema Acadêmico online. As instruções e dados de acesso serão fornecidos por e-mail aos aprovados e classificados.

Letícia Giannella, gerente do curso, afirma que a especialização costuma atrair profissionais de perfis variados e de áreas, experiências e formações diferentes. “Tanto recém-formados quanto profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho ou que estão buscando mudar de área e construir estratégia no campo da análise ambiental”, afirma.

Com mais de 300 pessoas formadas ao longo de 24 anos, o curso de especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território tem como objetivo aprimorar a formação de profissionais, contribuindo com embasamento técnico, metodológico e teórico e uma visão crítica em relação aos processos de planejamento e gestão ambiental/territorial e de produção do espaço.

Composto por disciplinas conceituais e aplicadas, a especialização também oferece um aporte metodológico voltado à prática profissional e acadêmica. A estrutura curricular explora os conceitos básicos e princípios fundamentais da ecologia, demografia, geografia, desenvolvimento sustentável, políticas públicas, legislação ambiental, análise de impactos ambientais, planejamento e gestão ambiental, ordenamento territorial e temas correlatos. “O curso, além de propor um aprofundamento técnico e metodológico, também traz uma abordagem que contribui para quem quer seguir na área de pesquisa”, afirma Letícia, explicando que os formados costumam tanto seguir para a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) quanto para o campo profissional seja no setor público ou no privado.

A especialização está estruturada em três trimestres, totalizando 468 horas/aula, correspondentes a disciplinas enquadradas em três grandes blocos: Geociências, Geomática e Teórico-Metodológico. Constam também na grade visitas técnicas e atividades de campo, preferencialmente aos sábados e com até oito horas de duração. Entretanto, a estrutura curricular do curso passa por um processo de reformulação. Com isso, é possível que algumas mudanças possam ocorrer antes do início das aulas, entre elas, a redução de carga horária total (de 468h/a para 432h/a) e a integração de algumas disciplinas.

Para mais informações sobre esse assunto acesse a página do IBGE na Internet – www.ibge.gov.br ou diretamente na Agência de Notícias IBGE – http://agenciadenoticias.ibge.gov.br/

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados