Ejef promove palestra sobre facções criminosas

 Ejef promove palestra sobre facções criminosas
 Secretário Rogério Greco apresentou um panorama da violência em Minas e no Brasil

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) promoveu, na segunda-feira (25/05), no Centro de Estudos Jurídicos Juiz Ronaldo Cunha Campos (CEJ), no Edifício-Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a palestra “Facções Criminosas e Violência Urbana”.
A iniciativa foi proferida pelo secretário de Estado de Justiça e de Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), Rogério Greco, e teve como objetivo capacitar magistrados, servidores e demais público para o reconhecimento de aspectos estruturais do crime organizado e de seus reflexos na atividade jurisdicional.
O palestrante é ex-procurador de Justiça de Minas Gerais e ocupa o cargo de secretário no Poder Executivo desde 2021.

Palestra no CEJ da Ejef debateu aspectos estruturais do crime organizado e seus reflexos na atividade jurisdicional (Crédito: Cid Bruno / Ejef)

Rogério Greco fez uma análise da evolução da violência nas últimas décadas em Minas Gerais e no Brasil:

“Quando ingressei no Ministério Público, em 1989, a violência tinha uma configuração. Atualmente, ela é completamente diferente daquela vivida no fim da década de 1980.”
Segundo ele, tal questão tem preocupado as instituições, especialmente da área de Segurança e do Sistema de Justiça.
O palestrante contou que foi até El Salvador, na América Central, para entender como o país conseguiu reduzir seus índices de violência:
“Recentemente visitei El Salvador para entender como um país pequeno, com cerca de seis milhões de habitantes, e que figurava entre os mais perigosos e violentos do mundo, conseguiu reduzir drasticamente seus índices de criminalidade.”
Ele também apresentou dados comparativos entre Brasil e El Salvador:

“Hoje, a média nacional de mortes violentas no Brasil é de 14 a 15 casos por 100 mil habitantes. Há estados com índices alarmantes, superiores a 40 mortes violentas por 100 mil habitantes. Em El Salvador, esse número já ultrapassou 100 mortes violentas por 100 mil habitantes ao ano. Mas as estatísticas apontam que, atualmente, esse número é de apenas 1,3 morte para cada 100 mil habitantes, transformando o país em um dos mais seguros do mundo.”

Abertura
A abertura da ação contou com a participação do 3º vice-presidente do TJMG e superintendente de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses (Sutrac), desembargador Rogério Medeiros, que também atuou como mediador.

Ele destacou a relevância do debate sobre segurança pública no cenário nacional:

“Reputo de extrema importância esta palestra no âmbito do Tribunal de Justiça, promovida pela Escola Judicial. Ainda no início da tarde, eu lia em um dos nossos órgãos de imprensa que o debate mais importante e decisivo nas eleições nacionais que se aproximam neste ano é exatamente o tema da segurança pública.”

O desembargador Rogério Medeiros ressaltou o sentimento de desamparo da população diante da atuação de organizações criminosas:

“É inegável que, atualmente, cidadãs e cidadãos brasileiros se sentem desamparados pelo Estado diante do crescimento e da atuação cada vez mais ousada de organizações criminosas em todo o território nacional.”

Mesa de honra
Compuseram a mesa de honra do evento o 3º vice-presidente do TJMG e superintendente da Sutrac, desembargador Rogério Medeiros; a coordenadora do CEJ, desembargadora Maria Inês Rodrigues de Souza; o desembargador do TJMG Sérgio André da Fonseca Xavier; e o secretário Rogério Greco.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
Instagram

Facebook

Twitter

Flickr

Tiktok

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados