EDUARDO MOSCOVIS E ANA LUCIA TORRE APRESENTAM O ESPETÁCULO “NORMA” NO DIA 03 DE DEZEMBRO

 EDUARDO MOSCOVIS E ANA LUCIA TORRE APRESENTAM O ESPETÁCULO “NORMA” NO DIA 03 DE DEZEMBRO

 

Montagem será transmitida ao VIVO e GRATUITAMENTE, às 20h30, pelos canais no Youtube do Sesc em Minas (SescemMinasGerais) e do Teatro Claro Rio (TeatroClaroRJ)

e pelo Canal 500 da Claro TV. 

 

Completamente solitária, Norma está no apartamento que acabou de alugar, quando conhece Renato, antigo inquilino do imóvel que aparece para pedir a ela que informe seu novo endereço e telefone aos que o procurarem. O encontro dos dois é o ponto de partida da peça “Norma”, dos autores Dora Castellar e Tonio Carvalho, estrelada por Eduardo Moscovis e Ana Lucia Torre. Montagem, dirigida pelo próprio Tonio Carvalho e que já viajou o Brasil por duas vezes, retorna aos palcos 18 anos após a sua estreia e 14 anos após a sua última exibição. A apresentação será realizada no dia 03 de dezembro, 5ª feira, às 20h30, fechando a 2ª temporada do Palco Instituto Unimed-BH em Casa.

Durante a apresentação o público poderá fazer doações, por meio de QR Code, para o Mesa Brasil Sesc, programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos promovido pelo Sesc.  O valor arrecadado será convertido em cestas básicas a serem distribuídas entre os profissionais do teatro afiliados ao Sated MG, que estão impedidos de exercer as suas atividades em função dos protocolos de prevenção da Covid-19.

“Norma” estreou em março de 2002 e teve sua última apresentação em maio de 2006. A peça viajou pelas capitais e várias cidades do interior do Brasil se apresentou também em Lisboa (Portugal). Para Eduardo Moscovis é, no mínimo, emocionante retornar com o espetáculo após 14 anos em uma nova forma de ‘fazer teatro’. “Eu fiz três peças e duas novelas com a Ana e agora voltamos com esse trabalho lindo e dessa maneira incrível, que tem sido o teatro on-line. O teatro resiste e nós estamos aqui nessa luta e firmes, nada vai nos derrubar”, diz Moscovis.

Ana Lucia Torre conta que, até agora, mesmo após 14 anos fora dos palcos e retornando de forma ‘inusitada’, na versão on-line, eles não mudaram nada para a apresentação. “Não fizemos nenhuma adaptação. Durante os ensaios, se percebermos a necessidade de alguma, faremos. Mas acredito que serão ajustes mínimos e apenas na encenação. Esse texto é muito atual e todas as pessoas se identificam. Falamos das relações, dos conflitos humanos, que permanecem inalterados, infelizmente. O preconceito, de qualquer espécie, é o que há de pior para se pleitear uma sociedade mais justa e diversa”, diz Ana Lucia Torre.

TRANSMISSÃO

“Norma” será apresentada vivo e GRATUITA com transmissão on-line pelos canais no Youtube do Sesc em Minas (SescemMinasGerais) e do Teatro Claro RJ (TeatroClaroRJ) e pelo Canal 500 da Claro TV.  O espetáculo contará com tradução em libras e áudio descrição para garantir o acesso das pessoas com deficiências auditivas e visuais.

“NORMA”

No dicionário, norma é sinônimo de regra, lei, padrão. Partindo da acepção original da palavra, Dora Castellar e Tonio Carvalho criaram o espetáculo “Norma”, que traz a personagem título, interpretada por Ana Lucia Torre, como uma mulher que vive dentro dos códigos de “normalidade” e vai se redescobrindo ao entrar em contato com Renato, vivido por Eduardo Moscovis.

Na época em que esteve em cartaz, o espetáculo ficou reconhecido por gerar uma identificação de todos os perfis de público, devido à universalidade do tema. “Falamos de perdas, abandono, sonho, tolerância e reconciliação, de bons sentimentos”, comenta Ana Lúcia. “Ainda bem que, para cada Norma pode existir um Renato, o renascido, o que tem permissão para quebrar as regras e correr riscos. “Norma” é a história de um longo desamor, mas é também a história de um breve amor”, finaliza Moscovis.

O espetáculo nasceu de um engano. “Um dia, o Tonio discou um número e caiu errado, e a mulher que estava do outro lado da linha soltou os cachorros. Tonio então ficou pensando que tipo de vida levaria essa pessoa para ter esse humor”, conta Ana Lúcia. O autor imaginou uma mulher em crise e teve a ideia de batizá-la de Norma. E Renato aparece na vida dela justamente representando esse “renascimento”. “Nossa Norma é uma mulher que impôs regras para o amor. Ela é a voz dos que afirmam que a busca da felicidade deve obedecer a padrões de comportamento que não permitem mudanças e dos que acreditam que o prêmio para a obediência é a certeza de que efetivamente seremos felizes. E virtuosos”, explica Moscovis.

FICHA TÉCNICA:

Elenco: Ana Lúcia Torre e Eduardo Moscovis | Texto: Dora Castellar e Tônio Carvalho | Direção: Tônio Carvalho | Cenário e figurino: Gilberto Gawrosnki | Designer de luz: Paulo César Medeiros | Direção musical: Mário Avellar | Coordenação técnica: Norma Crespo | Produção executiva: Edgard Jordão | Realização: Eduardo Moscovis 

DURAÇÃO: 80” | CLASSIFICAÇÃO: 12 ANOS

“PALCO INSTITUTO UNIMED-BH EM CASA” – 2ª TEMPORADA

·         Espetáculo “Norma” – 03 de dezembro (quinta-feira), às 20h30.

·         Gratuito | Transmissão ao vivo, pelos canais no Youtube do Sesc em Minas (SescemMinasGerais) e do Teatro Claro RJ (TeatroClaroRJ), e pelo Canal 500 da Claro TV.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados