Destine seu imposto de renda a projetos sociais

Campanha incentiva população a destinar recursos a entidades que trabalham com crianças, adolescentes e idosos

O momento vem exigindo esforços e a solidariedade de todos para que os recursos cheguem a todos. E o que se tem visto são iniciativas com o objetivo de mitigar o impacto da crise sanitária e financeira. Um exemplo, neste sentido, é a campanha Leão Solidário, promovida pela empresa Kinross Brasil Mineração, por meio da plataforma Integrar contra a Covid e o Poder Público, lançada no último 12 de abril.

O projeto consiste na destinação de parte do Imposto de Renda (IR) para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Idoso, responsáveis por manter 31 entidades cadastradas que realizam trabalhos junto às pessoas em situação de vulnerabilidade social em Paracatu.

Podem participar do projeto pessoas físicas que declaram Imposto de Renda de forma legal (Formulário Completo) e que apuram o Imposto a Pagar ou tenham direito à Restituição. Ao contribuir, você não terá gastos extras, escolherá a destinação do seu dinheiro e ainda poderá fiscalizá-lo, e parte do Imposto de Renda será usado em benefício da comunidade.

O pagamento será efetuado por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Assim, serão gerados dois DARFs, um para o Tesouro Nacional e o outro destinado ao CMDCA ou FMI, no limite máximo de 3% do Imposto de Renda Devido. Importante ressaltar que essa modalidade de destinação só é possível realizando a declaração pela opção de formulário completo.

Para auxiliar os participantes, ao preencher o Imposto de Renda e efetivar a destinação de recursos, estudantes voluntários de contabilidade da faculdade Finon/Tecsoma de Paracatu irão oferecer orientação gratuita. A consultoria já vem sendo realizada no Núcleo de Prática Contábil (NPC) da faculdade.

Quais são as vantagens?

– Não existe ônus para os contribuintes, pois se trata de uma realocação de impostos a recolher (renúncia fiscal);

– A destinação não exclui nem reduz outros benefícios e deduções previstos na legislação do IR;

– O contribuinte decide a destinação do dinheiro;

– O contribuinte pode fiscalizar a aplicação do recurso, ou seja, do imposto que paga;

– O valor destinado reverte em benefício para a comunidade.

Serviço:

ATENDIMENTO NO NÚCLEO DE PRÁTICA CONTÁBIL (NPC)

De segunda a sexta-feira. (A partir de 12 de abril)

Horário: Das 8h às 11h e de 14h às 17h

Telefone: 3671-2119

Endereço: R. Orlando Batista Ulhoa, 180 – Centro, Paracatu

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados