Desinfecção é aliada no combate do novo Coronavírus

O trabalho de desinfecção dos espaços públicos feito pela Defesa Civil Municipal é uma arma para conter a disseminação do novo Coronavírus
Processed with VSCO with preset

A pandemia da Covid-19, que afeta todo o mundo, tem exigido uma série de cuidados no combate e controle da disseminação do vírus, por parte de vários segmentos da sociedade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e especialistas têm orientado às pessoas que puderem ficar em casa que cumpram o isolamento social. Ao setor público, cabe criar campanhas de conscientização, a fiscalização das normas restritivas e a limpeza de ruas e áreas comuns.

Estudo científico elaborado e publicado pela medRxiv mostra que o vírus pode ser detectado no ar por até 3 horas, enquanto que em materiais como plástico e aço inoxidável o ciclo de vida é de até três dias. Como parte das ações que visam desativar o vírus nas superfícies, a Defesa Civil de Paracatu realiza um trabalho constante de desinfecção dos espaços públicos da cidade.

A medida preventiva, colocada em prática antes mesmo do primeiro caso de Covid-19 na cidade, é um importante aliado no enfrentamento do vírus. Os locais que recebem a desinfecção são definidos de acordo com mapeamentos feitos pelo órgão e levam em consideração os espaços de maior aglomeração, tais como praças, agências  bancárias, casas lotéricas, rodoviária, todo centro comercial e parte do comércio do bairro Paracatuzinho.

Com os primeiros casos do Coronavírus no município, as atividades foram intensificadas. Durante toda a semana é feita a desinfecção nos espaços públicos da cidade. Às sextas-feiras e aos sábados, especificamente, a equipe de desinfecção se dedica à feira municipal.

Defesa à vida

A desinfecção é feita com o apoio dos profissionais da Unidade de Vigilância em Saúde, antiga Funasa, que tem, entre outras funções, combater endemias. Os agentes responsáveis utilizam bombas de alta pressão, as mesma usadas no combate a dengue, e aplicam o produto diretamente nos objetos, bancos portas, paredes, árvores ou seja em quaisquer objetos que teoricamente seria um local de incubação do vírus da Covid-19 ou outro tipo de vetor.

O coordenador da Defesa Civil, Emerson Antônio Garcia, destaca a importância do trabalho realizado pelo órgão. Para ele, a defesa civil é o elo entre a administração pública e a sociedade. “Agimos na busca de parcerias, visamos o bem-estar da população e trabalhos na prevenção de acidentes e desastres climatológicos. Nós trabalhamos para resguardar o bem maior, que é a vida”, afirma.

Diante a situação alarmante, de contágio do novo vírus, Garcia aconselha as pessoas a tomarem alguns cuidados como o uso de máscara, evitar aglomerações, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente quando for necessário. “As pessoas devem seguir os protocolos de seguranças estabelecidos pela OMS e pelo poder público, e, principalmente, respeitar os decretos estabelecidos pelos governos estadual e municipal”, alerta.

ASCOM/SEGOV

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados