Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR) e o Troféu Aureliano Lopes

 Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR) e o Troféu Aureliano Lopes

Na noite de ontem (22), evento é realizado pelo COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Prefeitura Municipal de Paracatu através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, contou com o apoio da Câmara Municipal e a produção ficou com a Fundação Conscienciarte.

O COMPIR foi criado em julho de 2018, com o objetivo de propor políticas de promoção da igualdade racial, promover e articular ações de valorização da população negra e também de combater o racismo no município.

O conselho é formado por representantes do governo municipal e da sociedade civil que contribuem e configuram o controle social das políticas públicas, para a definição dos planos de ação da cidade, através de reuniões plenárias periódicas e discussões extraordinárias quando necessário.

Composição da mesa

Fizeram parte da mesa o Presidente da Câmara Municipal, Senhor Vereador Manoel Alves; a promotora Dra. Mariana Leão, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Senhor Igor Diniz que também foi homenageado, a presidente do COMPIR Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Senhora Rosilene Bispo de Jesus e o representando a família do Senhor Aureliano Lopes o neto  o vereador Evandro da Usina.

Homenageados e o Troféu

  

Ocupou o plenário os homenageados do “Troféu Aureliano Lopes dos Reis”:

Apresentação pela Ana Paula

Antônio Vicente Lino – Pelezinho, Benedita Gonçalves da Silva – Dona Santinha, Benedito da Conceição Duarte Ferreira, Celina Ferreira Couto, Daviane Rocha Siqueira, Fabiana Marques da Silva, Igor Araújo Diniz, Irene dos Reis de Oliveira, Ruth Brochado que nesta cerimônia representa a homenageada Senhora Lara Andreia Santana Cardoso, Simplício Rodrigues Ramos e Vânia Lima Macedo Borges.

O Troféu Aureliano Lopes foi instituído em 2021 uma homenagem ao ilustre morador do Quilombo do São Domingos que era a pessoa mais velha da localidade.

O Senhor Aureliano, quilombola do São Domingos onde morou durante a sua infância, casou-se com a Senhora Luíza e constituiu família.

O Senhor Aureliano sempre fez questão de enfatizar a união que existia no povoado, onde o poder aquisitivo era pouco, mas os vizinhos cuidavam uns dos outros, até mesmo trocando comida e ajudando nas plantações.

Senhor Aureliano faleceu neste ano de 2022 deixando 3 filhos, 17 netos, 20 bisnetos e 3 tetranetos.

Em homenagem ao Senhor Aureliano Lopes fizeram um minuto de silêncio!

Apresentação

Corpo, dança, ritmo, mente, tradição e contemporaneidade, apresentação  afro-cultural dos alunos da Fundação Conscienciarte.

“Tire o seu racismo do meu caminho que eu quero passar com a minha cor”.

Pronunciamentos dos participantes da mesa

 Entrega do Troféu Aureliano Lopes – Edição 2022

 “Gostaria de ser lembrada como uma pessoa que queria ser livre para que os outros também fossem livres.” – Rosa Parks

Não é apenas a história da escravidão, mas o fato de que todo um povo foi marcado como inferior pela lei. E essa marca perdurou” – Thurgood Marshall

 

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados