Centenário de nascimento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, é comemorado este ano e inspira discussões sobre o tema

IFTM realiza o Seminário  “Centenário de Paulo Freire: não se pode falar em educação sem amor” no dia 20 de setembro pelo canal da instituição no YouTube. Inscrições gratuitas

No dia 19 de setembro deste ano, comemora-se o centenário de nascimento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Ao longo de 2021, diversas instituições educacionais do país realizaram eventos em homenagem a essa personalidade, de modo não apenas a manter sua memória viva, mas também no sentido de continuar reflexões e discussões acerca de seus pensamentos e teorias, que muito já contribuíram e contribuem para a formação de uma educação mais humanizadora e libertadora, como o próprio pensador defendia.

Nessa perspectiva, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza o Seminário “Centenário de Paulo Freire: não se pode falar em educação sem amor” no dia 20 de setembro pelo canal da instituição no YouTube. As inscrições são gratuitas, abertas também para a comunidade externa e devem ser feitas pela página do evento até o dia da atividade.

Para Rogério de Castro Ângelo, professor do IFTM Campus Ituiutaba e coordenador da comissão organizadora do evento, o seminário em comemoração ao centenário de Paulo Freire é uma importante oportunidade para resgatar a memória do patrono da educação brasileira, bem como para se refletir criticamente sobre as contribuições de seu pensamento para a educação, de um modo geral, e para a Educação Profissional e Tecnológica, mais especificamente.

“No IFTM, temos desenvolvido ações ao longo do ano, na forma de mesas-redondas on-line, para discutir, por exemplo, a educação do/no campo, a educação popular, bem como para refletir sobre contribuições da concepção de educação humanizadora e libertadora, na perspectiva freireana, para pensarmos a implementação do ensino híbrido”, destaca o professor.

Programação do Seminário

Abertura e apresentação artística: 13h às 14h

Breve panorama sobre a vida e obra do educador brasileiro Paulo Freire e apresentação de trabalho artístico produzido por estudantes e servidores dos diversos campi do IFTM em homenagem a ele.

Participantes: Déborah Santesso Bonnas (reitora do IFTM); Márcio José Santana (pró-reitor de Ensino do IFTM); Geraldo Gonçalves de Lima (coordenador-geral de Ensino do IFTM) e Rogério de Castro Ângelo (presidente da comissão organizadora do evento).

Mesa-redonda “Paulo Freire – Cidadão do mundo”: 14h30 às 16h30

Discussão sobre as contribuições de Paulo Freire para a área de educação, com impactos no Brasil e no mundo. Participam como debatedores desta mesa professores com experiência internacional na área de educação.

Participantes: Prof.ª Dr.ª Albertina Lima de Oliveira (Universidade de Coimbra); Prof. Dr. Carlos António Alves dos Reis (Universidade de Coimbra); Prof. Dr. Timothy Denis Ireland (Universidade Federal da Paraíba/UFPB); Mariana Braga (UNESCO).

Mediação: Prof. Dr. Marco Antônio Franco do Amaral (IFTM Campus Ituiutaba)

Mesa-redonda “Paulo Freire e a Educação Profissional e Tecnológica”: 19h às 21h

Discussão sobre em que medida a pedagogia freireana pode ajudar a (re)pensar o trabalho desenvolvido no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, pensando a proposta dos Institutos Federais e das Escolas Técnicas numa perspectiva humanizadora e libertadora de educação.

Participantes: Prof.ª Dr.ª Maria Rita Nascimento Pereira (Universidade de Uberaba/Uniube); Prof. Dr. Rogério Justino (Instituto Federal Goiano / IF Goiano Campus Cristalina); Prof. Dr. João Carlos de Oliveira (Escola Técnica de Saúde da Universidade de Uberlândia/UFU).

Mediação: Prof. Dr. Welisson Marques (IFTM Campus Uberaba)

Mais informações na página do Seminário “Centenário de Paulo Freire: não se pode falar em educação sem amor”.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados