Cartilha orienta sobre segurança em edificações

 Cartilha orienta sobre segurança em edificações

Crea-MG lança publicação com o objetivo de auxiliar proprietários, síndicos, incorporadoras e administradoras de condomínios na manutenção preventiva predial

A ocorrência de acidentes em estruturas prediais, como desabamentos, problemas estruturais, danos por incêndios, ou mesmo edifícios afetados por construções vizinhas, pode ser evitada com uma manutenção preventiva. Para auxiliar proprietários, síndicos, incorporadoras e administradoras de condomínios nesta tarefa, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) lançou a cartilha Inspeção Predial – Prevenção e segurança para o imóvel. A publicação, que é resultado do trabalho da Comissão Permanente de Engenharia de Avaliações, Perícias e Arbritagens do Conselho (Capa), traz um passo a passo com as recomendações de ações necessárias, além da instrução para a emissão do laudo da inspeção predial.

A cartilha vai ajudar na identificação dos pontos críticos a serem corrigidos e orientar sobre as melhores medidas para a conservação e manutenção da edificação. “A preservação de estruturas prediais é essencial para a proteção à vida, à saúde e ao patrimônio. A adoção dessa prática é mais uma garantia para evitar tragédias e, até mesmo, conservar a qualidade e estética de uma construção”, afirma o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges.

As verificações têm por base as normas técnicas regulamentadoras, uma vez que ainda não há legislação específica nem a nível estadual nem federal. O coordenador da Capa, engenheiro civil Alencar de Souza Filgueiras, ressalta que a inspeção predial precisa ser incorporada como um requisito básico na manutenção dos imóveis. “Essa é uma demanda antiga que vem sendo debatida nos últimos anos. Já ocorreram vários acidentes em imóveis por todo o Brasil que poderiam ter sido evitados. Esta cartilha pode ser um grande auxílio enquanto ainda não temos uma legislação”, afirma Alencar.

Segundo ele, a inspeção predial deve ser conduzida por profissionais habilitados. Nesse sentido, o Crea-MG assume um importante papel ao exigir a participação declarada do profissional legalmente habilitado para atuar nas atividades das áreas de engenharia. O engenheiro é quem vai cuidar da vida da edificação, preservando tanto a estrutura e funcionalidade, quanto as instalações elétricas e hidráulicas, elevadores, e, principalmente, a vida humana.Confira a íntegra da publicação no link https://bit.ly/cartilha-inspecao-predial

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados