CAMPANHA “REDE SOLIDÁRIA: FAÇA PARTE” É LANÇADA EM PARACATU

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Ação Social de Paracatu, em parceria com o Programa Integrar Contra a Covid-19 da Kinross, lançou a campanha de adesão ao sistema “Rede Solidária”

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Ação Social de Paracatu (SEDAS), com o apoio do Programa Integrar Contra a Covid-19 da Kinross, lançou na última quinta-feira, 30 de julho, a campanha: Rede Solidária – Faça Parte. O lançamento foi realizado por meio de um webinar conduzido pela SEDAS e pela Kinross, tendo recebido a participação de representantes da sociedade civil organizada e da iniciativa privada que promovem ações sociais no município. O objetivo da campanha é promover a adesão de instituições, iniciativas de assistência social e responsáveis por campanhas de doação ao sistema de dados da SEDAS, que reúne, além de dados sobre doações, informações sobre o perfil das famílias em vulnerabilidade social em Paracatu.

Segundo Ana Cunha, Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, a importância da campanha se dá na potencialização de ações coletivas que já estão presentes na cidade. “Eu vejo a Rede Solidária como um bom exemplo desse trabalho em conjunto, de quando você se alia a outros importantes atores sociais – não para “inventar a roda” – mas para potencializar os serviços que já existem e são efetivos. Afinal, eles podem ser ainda mais eficientes com o esforço e a agregação de parceiros diversos. Por isso, convidamos a todos para que se juntem a essa campanha no enfrentamento desse momento tão delicado que estamos vivendo, com foco na segurança alimentar das famílias que mais necessitam”, ressalta.

A ideia é que, a partir desta adesão, as ações de assistência social que já são desenvolvidas na cidade pela sociedade civil organizada e pela iniciativa privada possam ser impulsionadas, contribuindo para a segurança alimentar de famílias em vulnerabilidade social durante a pandemia causada pela Covid-19.  Junto da campanha, também foi lançado o selo “Rede Solidária: eu faço parte”, que será oferecido às iniciativas e empresas/instituições que fizerem a adesão. O selo permitirá à comunidade de Paracatu identificar quais empresas e instituições estão atuando de maneira articulada e comprometida com ações de assistência social no município.

Outra importante estratégia para estimular a adesão ao sistema é a busca ativa e o contato permanente com instituições e pessoas que realizam ações sociais no município, que permitirá um processo contínuo de prospecção e potencialização das ações sociais junto às famílias em vulnerabilidade. As demais peças de divulgação da campanha serão anunciadas nas redes sociais da Kinross, Prefeitura e SEDAS, e na plataforma do Programa Integrar Contra a Covid-19, incluindo vídeos, spots, bem como o formulário de adesão e acesso a dados do sistema.

Ana Amélia, Secretária de Desenvolvimento Ação Social do município de Paracatu, destaca a expectativa com a campanha para aproveitar o potencial solidário que existe na cidade. “A Assistência Social considera que, ao disponibilizar o Sistema “Rede Solidária “, estaremos dando um grande passo para organizar as destinações das doações das empresas, instituições e pessoas físicas em Paracatu. Com essas parcerias, esperamos fazer com que cada vez mais pessoas compreendam a importância de fazer parte de uma rede estruturada para atender, beneficiar e proteger o maior número de pessoas, de forma organizada e igualitária”, pontua.

Sobre o sistema de dados Rede Solidária

O sistema Rede Solidária, antigo “Caridade Organizada”, é uma ferramenta online ligada à base de dados do SUAS – Sistema Único da Assistência Social – que permite aos seus usuários terem acesso às informações integradas e qualificadas sobre as famílias em situação de vulnerabilidade social, pobreza e extrema pobreza que vivem no município de Paracatu, abrangendo tanto a zona urbana quanto a zona rural. O sistema também permite identificar as demandas e o tipo de doações disponíveis, possibilitando a integração e articulação entre as diversas inciativas de ação social, os fluxos de doações e a entrega às famílias que mais necessitam.

Uma das vantagens de aderir à campanha Rede Solidária é poder obter informações qualificadas sobre o quadro de vulnerabilidade de Paracatu e evitar, por exemplo, que uma mesma família receba doações em duplicidade, enquanto outras famílias, que também precisam, sigam desassistidas. Também será possível evitar que doações acabem chegando a famílias que não estejam em situação real de vulnerabilidade.

Sobre o processo de adesão

A adesão à campanha, tanto para o fornecimento quanto para solicitação de informações, é feita de maneira bem simples: basta preencher o formulário disponível neste link (https://bit.ly/redesolidariaptu) com as informações da ação social realizada, seja ela por pessoa física, entidade ou empresa.  Mais informações e esclarecimentos poderão ser obtidos por meio do endereço acaosocial@paracatu.mg.gov.br. ou telefones (38) 3679-0300 e (38) 98826-5857.

Depois da adesão, os contatos ficarão registrados para envio de informações atualizadas sobre as doações no município.

Sobre o Programa Integrar Contra a Covid-19: Força Tarefa

Com objetivo de somar esforços à comunidade paracatuense no enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus e aos seus impactos nos processos educacionais, culturais, econômicos e ambientais no município, a Kinross Paracatu, por meio da parceria com a ONG Associação Imagem Comunitária, trouxe para o município a proposta do Programa Integrar Contra a Covid-19.

Após a realização de um diagnóstico com as principais lideranças da cidade, foi desenhado um amplo projeto que tem como objetivo o diálogo e a articulação entre as diversas entidades da sociedade civil, poder público e iniciativa privada de Paracatu para potencializar iniciativas de enfrentamento à pandemia existentes no município, bem como criar novas soluções e oportunidades de aliança.

“Desde o início da pandemia a Kinross estabeleceu uma parceria com as autoridades do município, especialmente com a secretaria de saúde no sentido de entender quais eram as necessidades mais preementes do território. Somar esforços nesse momento é a melhor maneira de enfrentar a pandemia, pois o desenvolvimento e as transformações necessárias só serão alcançados com a mobilização de forças da sociedade de forma articulada e organizada. Promover uma Paracatu mais solidária, responsável e plural depende de todos nós”, conclui Ana Cunha, Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross.

O programa possui uma plataforma online onde são apresentadas as diversas articulações e ações da proposta. A plataforma pode ser acessada no endereço www.integrarcontracovid.com.br, por onde se tem acesso à conteúdos como mapa das iniciativas que precisam de apoio na cidade, repositórios de informações confiáveis sobre o novo coronavírus, informações para grupos culturais, professoras e professores e para a comunidade em geral.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados