Bahia homenageia Raul Jungmann com o título de Cidadão Baiano e Henrique Carballal com a Comenda 2 de Julho

 Bahia homenageia Raul Jungmann com o título de Cidadão Baiano e Henrique Carballal com a Comenda 2 de Julho

 

A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa estadual em Salvador.

Em reconhecimento à sua trajetória profissional e à contribuição para o setor mineral brasileiro, o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, recebeu nesta quarta-feira (30) o título de Cidadão Baiano, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), por iniciativa do deputado estadual Júnior Muniz (PT). A solenidade de homenagem pode ser assistida aqui.

Já o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, recebeu na mesma solenidade a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Roberto Carlos (PV).

A cerimônia foi realizada no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), em sessão especial que reuniu autoridades, representantes do setor mineral e lideranças políticas. Entre elas, o vice-governador de Salvador, Geraldo Júnior, a presidente da ALBA deputada Ivana Bastos (PSD), o presidente da Kinross no Brasil Gilberto Azevedo, o presidente da Norsk Hydro Brasil, Anderson Baranov, o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Souza, a ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Marília Marreco, a ativista ambiental e indigenista brasileira, Neidinha Suruí. Participaram pelo IBRAM, o vice-presidente, Fernando Azevedo, a diretora Administrativa e Financeira, Andrea Cavalcante, e o diretor de Comunicação e Projetos, Paulo Henrique Soares.

Durante o evento, Raul Jungmann expressou profunda emoção ao ser agraciado com a honraria. “Receber este título é uma alegria imensa. A Bahia é um sentimento. Quem nasce no Brasil, nasce baiano. Basta olhar a contribuição que este estado dá às artes, à cultura, à ciência e a tudo o que somos como nação. É inevitável: ao tomar consciência de si e da sociedade, o brasileiro percebe que também é baiano”, afirmou.

Pernambucano, Raul Jungmann destacou sua ligação familiar com a Bahia. “De certa forma, esse título também me reconecta ao meu avô, Paulo Belens, que era baiano de nascimento. Sinto que estou retomando um laço de afeto e história. É uma felicidade enorme, estou verdadeiramente flutuando. Me sinto honrado e grato. Posso dizer agora, com orgulho: meus irmãos da Bahia, cheguei!”

O reconhecimento ao diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, natural do Recife (PE), reflete não apenas sua ampla trajetória pública e institucional, marcada pelas passagens como ministro do Desenvolvimento Agrário, da Defesa e da Segurança Pública, e por três mandatos na Câmara dos Deputados, mas também o fortalecimento do diálogo entre a mineração brasileira e a Bahia, estado que desempenha papel estratégico no futuro do setor mineral.

A presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, fez questão de elogiar o IBRAM, em nome de Raul Jungmann, por realizar a EXPOSIBRAM 2025 e a 3ª edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, esta semana no Centro de Convenções Salvador. Para a deputada, este é um reconhecimento do potencial da Bahia para figurar entre os principais estados mineradores do Brasil.

Na segunda parte da sessão especial, a Assembleia homenageou Henrique Carballal. Um reconhecimento ao seu desempenho à frente da CBPM e ao longo de sua carreira: ele é ex-presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), professor de História e atuou como apresentador de televisão.

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados