Após discussão sobre o que é assédio e suas formas de manifestação, Campanha do IFTM aborda acolhimento de denúncias de assédio sexual e moral

Palestra da Campanha #NãoVenhaComAssédio ocorre no dia 19 de maio, às 9h30, pelo canal da instituição no YouTube

Após discussão sobre o que é assédio e suas formas de manisfestação, no dia 19 de maio, às 9h30, ocorre a terceira palestra da Campanha #NãoVenhaComAssédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Intitulada Acolhimento de denúncias de assédio sexual e moral, a atividade online aborda como proceder para melhor acolher esses tipos de denúncias e também os denunciantes, normalmente em situação de fragilidade, envoltos em sentimentos como culpa e vergonha. Será ministrada por Karla Fernanda Valle, assistente social do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro.

A palestra pode ser acessada pelo canal do IFTM no YouTube e tem como público-alvo servidores da instituição que trabalham em setores e/ou Núcleos em contato mais direto com a comunidade acadêmica, sendo muitas vezes portas de entrada para esses tipos de demandas. Porém, a palestra também é aberta ao público geral. Para obter certificação, é preciso fazer inscrição pela página da campanha. Para aqueles que não desejam certificados, é possível acompanhar livremente a programação.

Sobre a Campanha #NãoVenhaComAssédio

Lançada no começo deste mês, a Campanha #NãoVenhaComAssédio do IFTM tem como objetivo favorecer o conhecimento da problemática assédio moral e sexual e fortalecer a cultura de responsabilidade coletiva no âmbito das instituições, principalmente internamente. Compreender o que é assédio sexual e moral, para depois se ter mais facilidade em reconhecê-los, denunciá-los e assim, combatê-los, é fundamental para a construção de uma sociedade menos violenta e mais humana e saudável para todos.

Nesse sentido, diversas organizações públicas já iniciaram esse importante trabalho, tais como Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Controladoria Geral da União (CGU), por meio de ações e materiais informativos no sentido de coibir assédio em suas diferentes formas, conscientizar a comunidade sobre seus graves efeitos e orientar servidores sobre como agir nesses casos.

Para tratar do assunto no IFTM, foi criada comissão específica formada por representantes de diversas áreas e setores da instituição como Ouvidoria, Gestão de Pessoas, Apoio ao Estudante e núcleos pedagógicos (Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI; Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE; Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero – NEDSG; entre outros).

“Toda a comunidade deve formar uma rede de apoio para evitar que episódios de assédio ocorram e, caso aconteçam, garantir que as vítimas sejam acolhidas e se sintam amparadas. O IFTM não tolera qualquer tipo de assédio e está comprometido em oferecer um ambiente saudável de estudos e trabalho para estudantes e servidores”, destaca Marcela Rodrigues de Freitas, assistente social do IFTM e presidente da comissão da referida campanha.

A Campanha #NãoVenhaComAssédio será realizada em 3 etapas: a 1ª consiste em realização de palestras online com a participação de profissionais da área jurídica e médica ao longo do mês de maio; a 2ª contempla produção de cartilhas e folders com definições do que é assédio e como reconhecer situações em que ele ocorre, onde buscar acolhimento, canais e orientações de denúncia; e a 3º abarca ações de capacitação para os citados núcleos pedagógicos e outros setores estratégicos do IFTM para ensiná-los como melhor acolher e orientar possíveis vítimas de assédio moral e sexual na instituição.

Acompanhe mais informações na página da Campanha do IFTM #NãoVenhaComAssédio.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados