1º Encontro de Soluções Integradas de Apoio ao Pequeno Produtor Rural de Paracatu

Para quem trabalha no campo e precisa de apoio, é comum ter dúvidas sobre os tipos de empréstimos disponíveis.
Com o objetivo principal de trazer uma luz a estes serviços e beneficiar o pequeno produtor rural, na última quinta-feira, o Sicoob Credigerais em parceria com a Prefeitura Municipal de Paracatu, a Cooperafam, Emater, Sebrae, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Rural de Paracatu dentre outros parceiros, realizaram um importante encontro onde o Pronaf entre outros programas de financiamento foram debatidos.
O evento foi realizado cumprindo todos os protocolos de higienização e distanciamento social, de acordo com as determinações do protocolo Minas Consciente.
Mas o que é Pronaf?
Também conhecido como Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, é uma iniciativa criada pelo Governo Federal no meio da década de 1990, pela resolução CMN – Bacen nr. 2.191, de 24/08/95. Nesse período, primeiro foi criado o Provape (Programa de Valorização da Pequena Produção Rural), em 1994. Um ano depois, com regras mais definidas, surgia o Pronaf.
A ideia é que esse projeto ajude os pequenos produtores a conseguirem recursos para investir em suas propriedades. É importante saber que um dos principais requisitos para ter direito a esse investimento é trabalhar com agricultura familiar.
Assim, os beneficiários são pessoas que tenham o trabalho familiar como predominante na exploração do estabelecimento, produzem sozinhas ou com a família mercadorias agrícolas e pecuária. Além disso, o programa se divide em categorias, para classificar os beneficiários que têm direito a esse recurso.
Para eles, é destinado um financiamento, tanto para as atividades quantos para os serviços, que não precisam ser de origem agropecuária. Contudo, é importante que sejam realizados na propriedade rural ou em proximidades comunitárias.
Qual é a importância do Pronaf?
A agricultura familiar é responsável pela economia de quase 12 milhões de pessoas. Famílias que moram na zona rural e que ajudam a desenvolver o campo também garantem que toda a população possa comer alimentos de qualidade.
No entanto, um pequeno produtor rural tem muitas dificuldades para manter a sua safra saudável — pragas, interferências climáticas, entre outros problemas. Para piorar, esse mesmo agricultor também está competindo com os grandes fazendeiros, de forma que são necessários mecanismos para produzir com qualidade e se manter adequadamente no mercado.
Iniciativas como o Pronaf são uma maneira de incentivar esse produtor a desenvolver o seu trabalho, para que ele possa gerar resultados cada vez mais sustentáveis. Como consequência, ele ajuda a incentivar o mercado agropecuário do país, trazendo mais crescimento para o setor.
Para o agricultor familiar, os principais benefícios são: Crescimento da produtividade, apoio financeiro, taxa reduzida, tranquilidade para prazos de pagamentos, entre outros.

        Apesar de ser uma alternativa para o pequeno produtor que precisa de crédito, não é qualquer um que pode ter acesso ao Pronaf. É preciso, antes de mais nada, preencher alguns requisitos, o encontro da última semana falou muito sobre isso, e para quem tem dúvidas se atende a esses requisitos, basta procurar a agência do Sicoob Credigerais mais próxima.

          Como cooperativa, ao incentivar financeiramente o pequeno produtor, O Sicoob Credigerais coloca em prática um dos pilares do cooperativismo: Interesse pela Comunidade. Garante mais crescimento para o setor, incentiva a produção rural que garante o sustento de muitas famílias do campo, além de ser responsável por boa parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados