ALUNOS DA ZONA RURAL PARTICIPAM DO PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Cerca de 1.200 estudantes e professores participam do Cutucar
Nesta semana, de 18 a 22 de agosto, alunos de 5º anos da zona rural das escolas municipais e estaduais de Paracatu participam do projeto Cutucar – Cultura e Turismo no Caminho Real: Educação Patrimonial e Inclusão Social .
O objetivo é que os estudantes conheçam e valorizem o patrimônio histórico e cultural de Paracatu, por meio de ações lúdicas e formativas de educação patrimonial. A previsão é atender cerca de 200 pessoas da zona rural, entre crianças e a equipe pedagógica das escolas. As crianças da zona rural passam um dia inteiro regado à cultura permeando os patrimônios da cidade, com aprendizagem aprofundada nos bens materiais, imateriais e naturais. No Cutucar, os alunos têm experiências únicas e vivências em atrativos culturais significativos, como por exemplo, as experiências no Quilombo de São Domingos com a contação de histórias na Casa Museu; os cheiros e sabores das quitandas ancestrais como o bolo zumbi na fábrica de biscoitos; o Engenho de Rapadura do Ronaldo Planeta, onde, além de acompanharem o modo de fazer deste doce tão antigo, as crianças provam da rapadura mais famosa da região. Elas ainda visitam a Academia de Letras do Noroeste de Minas, batem papo com escritores locais e são motivados à produção textual; visitam o museu Casa Kinross onde vivenciam a história com os vídeos dos legados da principal riqueza da cidade : as pessoas que controem a história do seu povo. O projeto começou em maio com as ações de educação patrimonial voltado aos estudantes de todos os 5º anos da rede pública de ensino do Município e os da APAE, de forma gratuita e acessível. Essa é a oitava edição do Cutucar e a previsão é atender, no total, cerca de 1200 alunos e professores. O Cutucar é uma realização da Guiastur por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Kinross Paracatu e apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Regional de Ensino.
O projeto foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como “uma ação exemplar de educação patrimonial com foco em metodologias ativas, inclusão e diálogo intergeracional.” Apoio Devido à distância das escolas da zona rural e para tornar possível o desenvolvimento das atividades, os estudantes são atendidos na cidade e pernoitam em um hotel. Eles participam de oficina formativa contendo quatro atividades: • A Cidade que Temos”: roda de conversa onde estudantes mergulham na história local, conhecendo estilos arquitetônicos, modos de vida e manifestações culturais de Paracatu, reconhecendo o patrimônio material, imaterial e natural. • Vivência “Conhecer para Pertencer”: em um circuito guiado por monitores patrimoniais, os alunos visitam marcos históricos da cidade, como o Largo do Rosário, a Casa de Cultura, o Núcleo Histórico e a Casa Kinross, promovendo uma aprendizagem ativa e afetiva. Workshop “A Cidade que Queremos”: após as vivências, os estudantes refletem e expressam seus sonhos para a cidade por meio de produções artísticas, desenhos, textos e projetos, que serão apresentados na Mostra CUTUCAR, que constitui a quarta etapa do projeto. • Mostra CUTUCAR: é aberta à comunidade que poderá conhecer os trabalhos produzidos pelas crianças e o que elas desejam para o futuro de Paracatu. A Mostra é realizada ao final do projeto, em novembro. Segundo Christiane dos Santos, coordenadora de produção no projeto, “com o Cutucar enfatizamos o grande potencial que Paracatu tem nas áreas cultural e turística, importantes setores para o desenvolvimento econômico da cidade. O Cutucar oferece momentos lúdicos extracurriculares que transformam as atividades em histórias que ficarão para sempre na memória dos alunos. E, dessa forma, damos oportunidade de acesso e democratização da cultura”, afirma ela. As atividades com alunos da zona urbana serão retomadas no início de setembro. SERVIÇO: Projeto Cutucar – Cultura e Turismo no Caminho Real: Educação Patrimonial e Inclusão Social – 8ª. Edição Mais informações: Instagram: https://www.instagram.com/guiasturparacatu
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