8º Festival Cultural de Paracatu encerrou a sua edição 2021

Edição digital do maior evento cultural do Noroeste de Minas contabilizou mais de 22 mil visualizações em suas atrações

Após uma semana intensa de atividades culturais e gastronômicas, chegou ao fim, neste domingo (08/08), o 8º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu. Com uma programação totalmente on-line, as atrações do evento tiveram mais de 5.600 visualizações ao vivo em seu canal no YouTube. Destaque para as apresentações musicais e a premiação do 16º Festival da Música Brasileira e o Concerto da Orquestra Ouro Preto, com mais de 16 mil visualizações.

Organizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Prefeitura Municipal de Paracatu e Sebrae Minas, o Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu contou com o patrocínio master da Kinross e da Nexa, patrocínio do Sicoob Credigerais, parceria cultural do Sesc e Senac e apoio de diversas entidades locais.

Com participação de compositores de 16 estados e do Distrito Federal, a edição digital do 16º Festival da Música, realizado nos dias 6 e 7 de agosto, celebrou os diversos ritmos da música popular brasileira. A grande campeão da noite foi a canção ‘Lua cheia, coração minguante’, de Ronaldo Tobias, da cidade de Montes Claros (MG). A música também levou o prêmio de Melhor Intérprete, com cantora Ariel Moura. Essa é a terceira vez consecutiva que a artista leva o título com a melhor música do evento. (Confira o resultado final abaixo)

Além da etapa gastronômica Cozinha Mineira Paracatuense, realizada no mês de julho, com a participação de 23 estabelecimentos entre restaurantes e similares (cafeterias, hamburguerias, pastelarias, bares, pizzarias e lanches em geral), o público pôde acompanhar todas as atrações do Festival pela internet. Teve oficinas e apresentações teatrais com os grupos Adorável CIA e Arte e Fatos, Workshop Gastronômico do Senac Minas, oficinas de pintura e de viola caipira, e também o Mini Chef, com Mariana Gontijo e o Chef Show, com paracatuense Pedro Barbosa, finalista do programa Mestre do Sabor (Rede Globo).

Para o presidente da Adesp, Leonardo Barros, a avaliação do evento é muito positiva. “A participação do público foi maravilhosa, não só a população da cidade, mas de todo o Brasil e do exterior, que acompanhou cada atração do evento, e nos deu um retorno bastante positivo de que o trabalho foi bem feito e que valeu a pena todo o nosso esforço”.

A oitava edição do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu foi finalizada neste domingo, com o incrível concerto da Orquestra Ouro Preto, tocando os principais sucessos da banda Rolling Stones. A apresentação foi transmitida ao vivo pelo canal da Orquestra no YouTube e somou mais 16 mil visualizações.

Confira os vencedores do 16º FESTIVAL DE MÚSICA BRASILEIRA EM PARACATU:

1º LUGAR: Lua cheia, coração minguante – Ronaldo Tobias – Montes Claros/MG

2º LUGAR: Ninguém nasceu pra ser só – Bruno Maiky e Armando Queiroz – Salvador/BA

3º LUGAR: Alma leviana – Ilma Brescia – Piratininga/SP

4º LUGAR: Tá… – Thiago K e Gregory Haertel – São Paulo/SP

5º LUGAR: Lamento do sol – Lô Vieira – São Sebastião do Paraíso/MG

6º AO 10º LUGAR:

– Embolada sertaneja – Bilora – Contagem/MG

– Valsa de ciranda – Aroldo Pedrosa – Macapá/AP

– O que cabe na mão – Giuliano Eriston – Bela Cruz/CE

– Morador antigo – Thobias Jacobi e Gabriel Guedez – Prados/MG

– Faca, fogo e fome – Valéria Velho – Tietê/SP

MELHOR LETRA: Morador antigo – Thobias Jacobi e Gabriel Guedez – Prados/MG

MELHOR INTÉRPRETE: Ariel Moura – Lua cheia, coração minguante – Ronaldo Tobias – Montes Claros/MG

MELHOR MÚSICA DO PÚBLICO: Lamento do sol – Lô Vieira – São Sebastião do Paraíso/MG

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados