3º Fliparacatu começa nesta quarta, 27/8; confira a programação

O 3º Festival Literário Internacional de Paracatu (Fliparacatu) tem início nesta quarta-feira, 27/8, no Centro Histórico da cidade mineira. Embora a abertura oficial do evento seja às 18h, o festival começa já na parte da manhã, às 8h30, com uma programação Infantojuvenil que segue até às 16h, com atividades diversas.
Neste primeiro dia de festival, o destaque da programação Infantojuvenil vai para as oito oficinas que acontecem ao longo do dia. São elas: Capoeira Kids; Ancestralidade na cerâmica: mãos que modelam; Maculelê; Oficina Cerrado Aplicado; oficina de Bolhas de Sabão; Jogos e Recreação; e Oficina Cabaças: Angola Criativa. A participação é gratuita, como em todas as atividades do festival, e as inscrições devem ser feitas previamente, entrando em contato com a produtora Nathiele Macedo (34) 99957-4271. Além disso, a programação infantojuvenil conta com o espetáculo “Papelão: Onde Tudo Ganha Vida”; e atividades literárias e lúdicas com os escritores Alessandra Roscoe, Leo Cunha e Tino Freitas.
Artes plásticas integradas à programação do Fliparacatu começa às 17h, com a abertura da exposição “Ocupação”, do artista paraense Petchó Silveira, na Casa de Cultura de Paracatu, no Centro Histórico, ficando aberta ao público quinta e sexta de 8h às 18h e sábado e domingo, de 9h às 18h, até o dia 31 de agosto. A mostra, majoritariamente composta por pinturas em papelão, coloca em foco temáticas como racismo, desigualdade social, violência cotidiana e a ausência de representatividade negra e periférica no circuito artístico tradicional. A curadoria é de Luisa Borges.
Em seguida, às 18h, ocorre a abertura oficial do 3º Fliparacatu, com o corte simbólico da fita e início da programação, no Teatro Afonso Arinos, espaço que foi montado no Centro Histórico, local do evento. A mesa inicial acontece às 18h30, com a presença de Alexandre de Oliveira Gama, Kassius Kennedy, Murilo Caldas, Daniela Prado e Adriles Ulhoa, autores de Paracatu. Na sequência, às 19h30, acontece a mesa dos curadores do festival: Afonso Borges, Bianca Santana, Jeferson Tenorio, Sérgio Abranches e Leo Cunha.
Para fechar a noite, o festival conta ainda com mais duas atividades na programação Nacional/Internacional, que acontecem no Teatro Afonso Arinos: uma mesa de bate-papo sobre “Palavra-herança”, com a Autora Homenageada pelo 3º Fliparacatu, Ana Maria Gonçalves e escritores Bianca Santana e Marcelino Freire. Por fim, às 21h, acontece a atividade “Música e Letra”, apresentada pelos músicos e compositores Fernanda Takai e John Ulhoa, integrantes da banda Pato Fu, ao lado de Afonso Borges.
3º Fliparacatu
Com uma programação diversa, para todos os públicos, o 3.º Fliparacatu tem debates literários, lançamentos de livros, contação de histórias para as crianças, prêmio de redação, apresentações musicais, entre outros. O Festival homenageia os escritores Valter Hugo Mãe e Ana Maria Gonçalves e tem a curadoria de Bianca Santana, Jeferson Tenório e Sérgio Abranches.
O 3.º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas e parceria de mídia do Amado Mundo.
Confira, a seguir, a programação completa do Fliparacatu nesta quarta-feira, 27/8:
PROGRAMAÇÃO INFANTOJUVENIL
8h30: Espetáculo “Papelão: Onde Tudo Ganha Vida” (crianças até 8 anos) – Teatro Afonso Arinos
8h30: Oficina de Capoeira Kids com o Mestre Cacau (crianças e jovens entre 6 e 17 anos) – Estação Literária 1
8h30: Oficina “Ancestralidade na cerâmica: mãos que modelam” (voltada para todas as idades) – Estação Literária 2
9h30: Espetáculo “Papelão: Onde Tudo Ganha Vida” (crianças até 8 anos) – Teatro Afonso Arinos
9h30: Oficina de Maculelê com o Mestre Cacau (crianças e jovens entre 6 e 17 anos) – Estação Literária 1
9h30: Oficina Cerrado Aplicado (crianças a partir de 7 anos) – Estação Literária 2
14h: Tino Freitas (crianças até 10 anos) – Teatro Afonso Arinos
14h: Oficina Bolhas de Sabão (crianças de 8 a 11 anos) – Estação Literária 1
14h: Oficina de Jogos e Recreação com o Mestre Cacau (crianças e jovens entre 6 e 17 anos) – Estação Literária 2
15h: Alessandra Roscoe e Leo Cunha (crianças até 10 anos) – Teatro Afonso Arinos
15h: Oficina de Maculelê com o Mestre Cacau (crianças e jovens entre 6 e 17 anos) – Estação Literária 2
15h: Oficina Cabaças: Angola Criativa (crianças a partir de 5 anos) – Estação Literária 1
PROGRAMAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL
17h: Inauguração da exposição “Ocupação”, de Petchó Silveira – Local: Casa de Cultura de Paracatu
18h: Abertura Oficial – Local: Teatro Afonso Arinos
18h30: Mesa de abertura: Alexandre de Oliveira Gama, Kassius Kennedy, Murilo Caldas, Daniela Prado, Adriles Ulhoa – Local: Teatro Afonso Arinos
19h30: Mesa dos Curadores: Afonso Borges, Bianca Santana, Jeferson Tenório, Sérgio Abranches e Leo Cunha – Local: Teatro Afonso Arinos
20h: Palavra-herança: Ana Maria Gonçalves, Bianca Santana, Marcelino Freire – Local: Teatro Afonso Arinos
21h: Música e Letra: Fernanda Takai, John Ulhoa, Afonso Borges – Teatro Afonso Arinos
SESSÕES DE AUTÓGRAFOS – Local: Central de autógrafos
27 de agosto, quarta-feira:
19h30: Alexandre Gama de Oliveira, Kassius Kennedy, Murilo Caldas e Dani Prado.
21h: Ana Maria Gonçalves, Bianca Santana e Marcelino Freire.
21h30: Fernanda Takai e John Ulhoa.
Serviço:
3.º Fliparacatu – Festival Literário Internacional de Paracatu
Data: 27 a 31 de agosto de 2025, quarta a domingo
Local: Centro Histórico de Paracatu (MG) – Entrada gratuita
Mais informações @fliparacatu – www.fliparacatu.com.br
Comentários