203ª ZONA ELEITORAL esclarece algumas dúvidas

 Falta pouco menos de 5 dias para as eleições de 2022 e os paracatuenses,  irão às urnas,  sendo assim falamos com a representante da 203ª Zona Eleitoral de Paracatu a senhora Acione Giati para esclarecer algumas dúvidas.

Eleição

Neste ano temos eleições para presidente e vice-presidente da República, de 27 governadores e vice-governadores de estado e do Distrito Federal, de 27 senadores e de 513 deputados federais, além de deputados estaduais e distritais.

O pleito será realizado em primeiro turno no dia 2 de outubro e, o segundo turno, ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.

Jornal O Lábaro – O voto é a expressão máxima da democracia.  Sobre os votos nulos e brancos, o que as pessoas precisam saber? Qual a importância de se escolher um candidato?

 203ª ZONA ELEITORAL –  Com a constituição de 1988, os votos brancos e nulos têm o mesmo significado, nenhum dos dois é computado para candidatos ou partidos. São contabilizados apenas os votos dados aos candidatos e legendas.  Votos brancos e nulos são descartados no processo e significam apenas o protesto do eleitor.

Jornal O Lábaro – Durante a votação, eleitores idosos, analfabetos ou pessoas com deficiência podem levar acompanhantes que os ajudem a votar?

203ª ZONA ELEITORAL – Pessoas idosas ou com deficiência têm direito a levar acompanhante para votar. Pessoas analfabetas não podem ter acompanhantes para votar.

Jornal O Lábaro – O eleitor pode votar sem o título?

203ª ZONA ELEITORAL – Sim, se souber em que escola vota e qual o número de sua seção eleitoral, o eleitor  deve levar para votar um documento oficial com foto, pode ser: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte, carteira de identidade do seu conselho profissional.

Jornal O Lábaro – O eleitor pode fazer uso de aparelho celular durante a votação (no interior da cabine/a)?

203ª ZONA ELEITORAL – A legislação eleitoral prevê a proibição do uso de celulares e equipamentos que possam violar o sigilo do voto na cabine de votação. Nas eleições deste ano, ao chegar na seção, eleitoras e eleitores poderão usar o aplicativo E-Título para se identificar. Mas o uso dos dispositivos móveis fica restrito à identificação. Ao se dirigir à urna eletrônica, além de documentos, celulares deverão ser entregues à mesária ou ao mesário.

Jornal O Lábaro – O recadastramento biométrico é obrigatório em Minas e quem deve fazê-lo? 203ª ZONA ELEITORAL – O recadastramento deve ser feito por todos os eleitores e é obrigatório.

Jornal O Lábaro – O que acontece se o cadastramento não for feito?

203ª ZONA ELEITORAL – O eleitor que não cadastra a biometria, no prazo estipulado para aquela zona eleitoral, tem seu titulo cancelado e deve  procurar o cartório eleitoral para regularizar sua situação.

Como encontrar seu local de votação para o dia das eleições

“No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cidadão pode fazer a busca, devendo informar o número do CPF ou do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. O resultado indicará os números da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação. A mesma busca também pode ser feita nos sites dos tribunais regionais eleitorais.

Pelo aplicativo e-título, além de saber o local de votação, o eleitor também pode ativar a localização do celular e ser guiado até sua zona eleitoral por meio de um mapa virtual.

Para o eleitor que tem sua biometria cadastrada, o e-título também serve como documento de identificação para votar, substituindo o título de papel ou outro documento de identificação com foto. Segundo o TSE, cerca de 118 milhões de pessoas, número correspondente a 75% do eleitorado, estão cadastradas pela biometria.

Quem tiver interesse pode baixar gratuitamente a ferramenta, que está disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Apple e Android.

Em 1° de outubro, dia anterior ao primeiro turno, o download do aplicativo será suspenso e liberado somente no dia seguinte ao pleito. No segundo turno, será possível baixar o aplicativo somente até 29 de outubro, data anterior ao segundo turno.

A última opção para consultar o local de votação é utilizar o Chatbot do TSE. Para acessar o assistente virtual, o eleitor pode salvar o número +55 61 9637-1078 na lista de contatos do WhatsApp e iniciar a conversa virtual com o aplicativo.”

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-09/saiba-como-encontrar-seu-local-de-votacao-para-o-dia-das-eleicoes

 

 

 

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados