UFVJM está presente em mais da metade do estado de Minas Gerais

 UFVJM está presente em mais da metade do estado de Minas Gerais

Universidade oferece mais de 2.600 mil vagas de graduação em 2024

 

A UFVJM está presente em mais da metade do estado de Minas Gerais. Além de ter campus nas cidades de Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí, a universidade também conta com mais de 40 polos de Educação a Distância no estado. Isso significa que a UFVJM alcança mais da metade do território mineiro, abrangendo as regiões dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Noroeste e Norte de Minas.

As oportunidades para usufruir de uma educação pública, federal e de qualidade estão em mais de 50 cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância. Só pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a UFVJM está oferecendo, neste ano de 2024, quase 2 mil vagas. Já pela Seleção Seriada (Sasi), processo seletivo realizado pela própria universidade, são mais 653 vagas. E ainda tem os programas de mestrado e doutorado, que já somam 24; e 10 cursos de especialização, em todas as áreas do conhecimento.

Com mais de 70 anos de história – iniciada em 1953, como Faculdade de Odontologia de Diamatina, transformada em Faculdade Federal de Odontologia (Fafeod), e, posteriormente, em Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid) – neste ano, a instituição vai completar 19 anos de existência como universidade. Criada em 8 de setembro de 2005, a UFVJM já alcança, em suas ações, cerca de 3 milhões de pessoas, considerando o número de habitantes por município ou mesorregião da sua área de abrangência.

Para o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman, “esses números representam uma grande oportunidade para todos os jovens da nossa região ingressarem numa instituição federal de ensino que tem qualidade e tradição. Além disso, demonstram a importância da nossa universidade para alavancar o desenvolvimento da nossa região, promovendo formação de qualidade, trabalho qualificado e geração de renda e emprego”.

A vice-reitora, Flaviana Tavares, também destaca o papel da UFVJM para a promoção do desenvolvimento das regiões em que está inserida. “Ter a universidade nessas regiões é ampliar o alcance de acesso ao ensino superior público para jovens e adultos que antes não tinham essa perspectiva em suas vidas. Também representa a contribuição da educação para o desenvolvimento local e regional”, reflete.

Mais informações sobre as ações da UFVJM, incluindo detalhes sobre processos seletivos, podem ser acessadas por meio dos veículos de comunicação oficial da universidade. Além do portal, a universidade conta com perfis no InstagramFacebookTwitterTelegram e YouTube. E também foram criadas listas de transmissão no WhatsApp, para quem quiser receber notícias sobre a UFVJM. Basta enviar uma mensagem para o número (38) 3532-6915, solicitando inclusão do contato na lista.

Legenda da imagem anexa: da esquerda para a direita, de cima para baixo: campi da UFVJM em Unaí, Janaúba, Diamantina e Teófilo Otoni(Arquivo Coordenadoria de Comunicação Social)

Diretoria de Comunicação Social (Dicom) – UFVJM

Confira as mídias sociais da UFVJM:

 Facebook – Perfil Oficial

 Instagram

 Telegram

 Twitter

Divisão de Jornalismo e Imprensa

Coordenadoria de Comunicação Social

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados