UFVJM é aprovada para ofertar Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos na perspectiva de gênero, raça e classe

 UFVJM é aprovada para ofertar Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos na perspectiva de gênero, raça e classe

Curso tem foco na formação continuada de educadores cidadãos no Alto Vale do Jequitinhonha

UFVJM foi aprovada para ofertar o Curso de Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos na perspectiva de gênero, raça e classe: formação continuada de educadores cidadãos no Alto Vale do Jequitinhonha. O curso de formação continuada será ofertado na modalidade híbrida no primeiro semestre de 2026. O aperfeiçoamento será ofertado por meio de parceria da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UFVJM (NEABI/UFVJM) e Rede de Mulheres da UFVJM. O edital de processo de seleção para alunos está previsto para ocorrer no mês de novembro de 2025.

O professor do Departamento de Química da UFVJM, em Diamantina (MG), Mário Fernandes Rodrigues, detalha que “em atendimento à chamada pública lançada pela SECADI/MEC no início do primeiro semestre, uma equipe formada por integrantes do NEABI e da Rede de Mulheres da UFVJM elaborou um projeto, que foi contemplado com recursos de custeio e bolsas de estudo, pesquisa e tutoria. A redação da proposta foi desenvolvida pelas professoras Anamaria de Oliveira Cardoso (Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM), Josélia Barroso Queiroz Lima (Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM) e por mim. Fomos comunicados da aprovação do curso em 9 de abril de 2025. No entanto, a tramitação dos processos só foi concluída no último dia 15 de agosto”.

Mário destaca que o Curso de Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos foi concebido por integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e da Rede de Mulheres da UFVJM como um convite ao diálogo. “O objetivo é envolver as comunidades acadêmica e escolar numa série de projetos de intervenção que visam fortalecer a cidadania nos territórios educativos do Alto Vale do Jequitinhonha. Nesse sentido, a proposta de formação continuada pretende estabelecer entre a universidade e as escolas de educação básica uma relação mútua de ensino/aprendizagem em torno de temas comuns, tais como, por exemplo, da desconstrução da lógica classista, racista e machista que persiste na sociedade brasileira e que, por isso, acaba sendo reproduzida nas instituições de ensino. A ação, portanto, é de suma importância porque rompe com a tendência consoladora dos reconhecimentos para valorizar as experiências acumuladas pelos profissionais da educação básica, público-alvo do curso de aperfeiçoamento apoiado pela SECADI/MEC”, ressalta.

De acordo com o professor, a próxima etapa será “realizar processos seletivos para composição da equipe técnica e científica do curso de aperfeiçoamento”.  

Para outras informações sobre o curso, envie um e-mail para o endereço neabi@ufvjm.edu.br.

Confira as mídias sociais da UFVJM:

 Facebook – Perfil Oficial

 Instagram

 Twitter

Divisão de Jornalismo e Imprensa

Diretoria de Comunicação Social

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados