Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindcomércio Noroeste participam do Festival de Paracatu 2023 c/ oficinas gastronômicas e show de Renato Teixeira

 Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindcomércio Noroeste participam do Festival de Paracatu 2023 c/ oficinas gastronômicas e show de Renato Teixeira

Oficinas de Gastronomia ocorrem dos dias 5 a 7 de julho; No dia 9/07, Sesc realiza Minas ao Luar

Referência em cultura e gastronomia no estado, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Senac em Coromandel e Sesc em Minas, participa da 10ª edição do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu. O evento acontece entre os dias 5 e 9 de julho, no centro histórico da cidade e, dentre sua programação, estão shows artísticos, aulas-show de gastronomia, espaços criativos, competição de pratos entre restaurantes e também premiações. 

Entre os dias 5 e 7 de julho, a partir das 14h, o chef Donisete Damasceno, do Senac, ensinará receitas deliciosas no evento e dará dicas de empreendedorismo, no Largo do Rosário. Já no dia 9, o Sesc realiza uma edição do Minas ao Luar, com a participação do cantor Renato Teixeira e abertura da banda Atômica Groove. 

Chegando a sua décima edição, o Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu é um evento voltado ao estímulo da atividade gastronômica na cidade, fomentando o município como polo gastronômico da região. Durante todo o evento, a cozinha mineira estará presente de forma criativa, por meio de profissionais e empreendedores e os condimentos locais são os principais protagonistas.  

“Um evento aberto, com acesso a toda a comunidade. É uma alegria para o Sistema Fecomércio MG fazer parte desta programação porque ela reforça nossa atuação no município, voltada para a oferta de oportunidades de qualificação oferecidas pelo Senac e Sindcomércio e ações de cultura, lazer e bem-estar, com o Sesc”, comenta a diretora do Senac em Coromandel, Dayane de Oliveira. 

Gastronomia na prática com o Senac 

Dos dias 5 a 7 de julho, o chef do Senac Donisete Damasceno comanda aulas-show e oficinas gastronômicas em várias edições ao dia, no Largo do Rosário. O profissional trabalhará receitas e ingredientes tradicionais como Risoto de Canjiquinha com Costelinha Suína e Linguiça, Medalhão Suíno, Tilápia Assada, o indispensável queijo minas em diversas variações e até a cachaça paracatuense na coquetelaria. 

Já nas oficinas Cozinha Empreendedora, o chef dará dicas de como a cozinha pode gerar renda, com preparos como Bolo de Pote, Mini Pizza e Pão de Banana. Por fim, no dia 9, ocorre o Papo de Chefs, uma mesa redonda sobre a cultura gastronômica de Minas e suas potencialidades. As atividades são gratuitas e os interessados podem se inscrever por ordem de chegada. 

Esta será a primeira vez do chef Donisete Damasceno no Festival de Paracatu, que conta a satisfação de participar de um dos maiores eventos culturais mineiros: “Para nossas oficinas pensamos num cardápio muito legal com combinações diversas e deliciosas e ingredientes que não são difíceis de encontrar e nem difíceis de fazer. É uma ótima oportunidade para mostrarmos todo nosso aparato técnico do Senac, que usamos para ministrar nossos cursos, em um evento diferente e especial”, comenta. 

Sesc apresenta o Minas ao Luar, com Renato Teixeira 

No encerramento do evento, no dia 9 de julho, a partir das 20h, a comunidade de Paracatu e participantes do evento vão curtir um show do Minas ao Luar, com Renato Teixeira, no Largo do RosárioReconhecido como uma das grandes vozes da música caipira, Renato Teixeira tem mais de 50 anos de carreira e é responsável por músicas muito conhecidas do imaginário popular, como “Romaria”, “Tocando em Frente” (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), “Frete” e “Amanheceu”. O show de abertura fica com a banda paracatuense Atômica Groove, com um repertório que vai celebrar grandes nomes da música mineira, como Lô Borges e Milton Nascimento. 

Sobre o Minas ao Luar 

Reconhecido como um dos maiores e mais antigos projetos de valorização da música brasileira e de difusão das culturas populares em Minas Gerais, o Minas ao Luar é realizado pelo Sesc em Minas há mais de 20 anos. O programa já esteve em mais de 200 municípios do estado, com atrações gratuitas e eventos realizados em espaços públicos. 

Sobre o Senac em Minas 

Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.   

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada. 

PROGRAMAÇÃO DO SISTEMA FECOMÉRCIO MG, SESC, SENAC E SINDICATOS EMPRESARIAIS NO FESTIVAL DE PARACATU 

05/07 – Quarta-feira 

  • 14h – Cozinha Empreendedora: Mini Pizza 
  • 19h – Tilápia assada com risoto de queijo Minas 

06/07 – Quinta-feira 

  • 14h – Cozinha Empreendedora: Bolo ne Pote 
  • 19h – Risoto de Canjiquinha com Costelinha Suína e Linguiça 
  • 20h – O queijo mineiro: por que só comer se podemos beber? 

07/07 – Sexta-feira 

  • 14h – Cozinha Empreendedora: Pão de Banana com Queijo e Canela 
  • 19h – Medalhão de lombo suíno ao molho de queijo Minas com purê de Cabotiá e redução de cachaça 
  • 20h – A Cachaça paracatuense e seu impacto na coquetelaria regional 

09/07 – Domingo  

  • 10h – Papo de Chefs 
  • 20h – Minas ao Luar: 
    • Atômica Groove 
    • Renato Teixeira 

Serviço: Oficinas de Gastronomia do Senac  

Atividades gratuitas, inscrição por ordem de chagada 

Local: Largo do Rosário 

Serviço: Minas Ao Luar com Renato Teixeira no Festival de Paracatu 

Data: 09/07 

Horário: 20h 

Atrações: Atômica Groove, Renato Teixeira 

Local: Largo do Rosário 

Evento gratuito

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados