Sicoob ultrapassa 9 milhões de cooperados com solidez e impacto social
Crescimento contínuo e consistente evidencia a força
do cooperativismo financeiro no Brasil
Julho de 2025 – O Sicoob acaba de ultrapassar a marca de mais de 9 milhões de cooperados, resultado de um ciclo consistente de expansão nacional, fortalecimento da marca e diversificação do portfólio de produtos e serviços. A base de cooperados segue crescendo de forma ininterrupta ano após ano, reforçando a confiança crescente dos brasileiros no modelo cooperativo como uma alternativa mais justa, acessível e participativa para a gestão financeira.
O crescimento da base de cooperados do Sicoob tem se intensificado de forma consistente. Nos últimos seis meses, cerca de meio milhão de pessoas passaram a integrar o Sistema, evidenciando a crescente atratividade do modelo cooperativista diante do cenário financeiro atual. Esse movimento acompanha a evolução dos principais indicadores da instituição, que encerrou o 1º trimestre de 2025 com R$ 373,4 bilhões em ativos totais e viu sua carteira de crédito ultrapassar R$ 243,2 bilhões, alta de 3,8% em relação ao fechamento do ano anterior e de 21% na comparação com o primeiro trimestre de 2024.
Ao longo do último ano, o Sicoob gerou ganhos financeiros comparativos de R$ 39,96 bilhões para seus cooperados. Desconsiderando os valores destinados ao fortalecimento das reservas patrimoniais, cada cooperado com relacionamento ativo com a instituição obteve, em média, um benefício financeiro de R$ 5,69 mil, o que representa um aumento de 8,1% em relação ao ano anterior.
Também em 2024, o Sicoob destinou aproximadamente R$ 550 milhões para projetos de impacto social em todas as regiões do país. Os recursos foram aplicados em campanhas emergenciais, com destaque para as ações de apoio à população do Rio Grande do Sul, além de doações, projetos incentivados por leis de renúncia fiscal, fundos voluntários, iniciativas do Instituto Sicoob e programas de responsabilidade social conduzidos pelas cooperativas do Sistema.
As principais áreas contempladas foram: Educação (29,1%), Educação Cooperativista (28,7%) e Saúde (15,6%). Também receberam investimentos expressivos o fomento ao empreendedorismo, a promoção cultural e a educação financeira. No mesmo ano, as iniciativas de educação financeira do Sicoob alcançaram mais de 1,7 milhão de pessoas em todo o país. O programa Financinhas, voltado ao público infantil, promoveu conteúdos sobre planejamento, consumo consciente e sustentabilidade para mais de 46 mil crianças, com idades entre 6 e 10 anos, em parceria com 377 instituições educacionais. Já o projeto Se Liga Finanças, direcionado a jovens, orientou mais de 75 mil participantes, nos formatos presencial e online, sobre os impactos das decisões financeiras no curto, médio e longo prazos.
Além das ações educativas, nos últimos meses, o Sicoob ampliou a oferta de soluções financeiras, investiu na expansão da presença física em todo o país e avançou significativamente na digitalização dos seus serviços. A combinação entre capilaridade territorial e experiência digital completa reforçou a percepção de valor entre os cooperados e atraiu novos públicos. Campanhas institucionais de alcance nacional, com mensagens cada vez mais alinhadas ao propósito da cooperação, também contribuíram para ampliar a visibilidade da marca e fortalecer a conexão emocional com os brasileiros.
“A consolidação desse marco é resultado de um conjunto de fatores estruturantes: a ampliação do portfólio de soluções financeiras, a presença física cada vez mais capilarizada, os avanços contínuos em digitalização e o fortalecimento da comunicação institucional. Esse marco de 9 milhões de cooperados simboliza a confiança de milhões de brasileiros em um modelo que coloca as pessoas no centro das decisões, promove inclusão financeira e gera valor compartilhado para os indivíduos e para as comunidades onde atuamos”, afirma Marco Aurelio Almada, diretor-presidente do Sicoob.
Presente onde mais importa: perto das pessoas
Com mais de 4,6 mil pontos de atendimento físico, incluindo presença exclusiva em mais de 400 municípios brasileiros, o Sicoob segue consolidando sua capilaridade e protagonismo no cenário nacional. “Estar perto das pessoas é o que nos move. Nossa presença física vai muito além de agências: ela representa acolhimento, escuta ativa e a construção conjunta de soluções”, reforça Almada.
Paralelamente, os canais digitais, como o Super App Sicoob e o internet banking, seguem em constante evolução, proporcionando ao cooperado uma jornada cada vez mais simples, intuitiva e segura. Hoje, essas plataformas concentram 84% das transações realizadas pelos cooperados e, juntos, já ultrapassam 11,37 milhões de acessos diários, evidenciando o equilíbrio entre proximidade física e inovação digital.
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 9 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 326 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
I |
Comentários