Seminário de Crédito e Finanças movimenta cidades no Alto Paranaíba e Noroeste

 Seminário de Crédito e Finanças movimenta cidades no Alto Paranaíba e Noroeste

Evento promovido pelo Sebrae Minas e cooperativas de crédito da região contou com a participação de quase 500 empreendedores em Patos de Minas, Chapada Gaúcha e Unaí

Com o propósito de ajudar empreendedores na gestão de suas finanças, o Sebrae Minas promoveu, nos dias 4, 5 e 6 de novembro, o Seminário de Crédito e Finanças – Bússola Financeira. Cerca de 500 empreendedores das cidades de Patos de Minas, Chapada Gaúcha e Unaí participaram do evento.

Com apoio das agências do Sicoob Credicopa, Credichapada e Noroeste de Minas, a programação abordou temas como finanças, acesso ao crédito e o Fampe (Fundo de Aval a Micro e Pequena Empresa do Sebrae), por meio de palestras com funcionários que atuam na Unidade de Desenvolvimento Territorial e Serviços Financeiros (UDTF) do Sebrae Minas.

A palestra magna ‘Inteligência Financeira para Empreendedores’ foi ministrada pelo consultor e Mestre em Finanças pela USP, Gustavo Cerbasi, que explicou como desenvolver uma mentalidade financeira inteligente para equilibrar finanças pessoais e empresariais e impulsionar resultados.

“O objetivo foi engajar os empreendedores para a transformação de seus negócios por meio do aprimoramento de estratégias financeiras. Também foi um momento importante para apresentar o Fampe, que é uma grande ferramenta de crédito das pequenas empresas no país.”, destaca o analista do Sebrae Minas Vinicius Romão.

Em Patos de Minas, no dia 4/11, cerca de 170 pessoas marcaram presença no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas. O seminário na cidade foi realizado em parceria com a CDL, Fiemg, Rede Aqui tem Sebrae, Sicoob Credicopa e Sindcomércio. No dia seguinte, em Chapada Gaúcha, com parceria do Sicoob Credichapada, o evento reuniu 150 pessoas. E no dia 6/11, em Unaí, a ação em conjunto com o Sicoob Noroeste de Minas, reunindo 200 empreendedores e colaboradores de, aproximadamente, 100 empresas locais.

Fampe

O Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) atua como avalista em operações de crédito, facilitando o acesso a recursos financeiros para microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e pequenas agroindústrias. Criado em 1995, o Fundo conta com cerca de 25 instituições financeiras conveniadas em todo o país, sendo o Sicoob um dos principais parceiros em Minas Gerais.

O estado é destaque nacional no acesso ao crédito para pequenos negócios por meio do Fampe. Até 2024, o Fundo garantiu mais de 107 mil operações financeiras, com viabilização de mais de R$ 5 bilhões em crédito, sendo responsável por 17% das operações realizadas em todo o Brasil.

As empresas que possuem o aval do Fampe em suas operações de crédito têm acesso ao Programa Crédito Assistido que, além de apoiar os pequenos negócios na utilização dos recursos acessados, oferta atendimento especializado e personalizado. Para mais informações, acesse sebrae.com.br/fampe.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados