Seleção de estudantes para ingresso nos cursos técnicos do IFTM levará em consideração notas do 7º ano

Decisão da instituição é baseada no contexto da pandemia da COVID-19, em que diversas instituições não contaram com aplicação de provas para seus estudantes em 2020

No dia 22 de setembro de 2021, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) divulgou as formas de seleção que serão adotadas para seu processo seletivo 2022/1 devido à continuidade da pandemia da COVID-19.

Em relação à seleção de estudantes para ingresso nos cursos técnicos, houve alteração no que tange às notas que serão levadas em consideração. Assim, será realizada análise de histórico escolar dos candidatos, com a média das notas do 7º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências, e não mais do 8º ano, como informado anteriormente.

Tal decisão do IFTM é baseada no contexto de pandemia que se vive, em que diversas instituições educacionais não contaram com aplicação de provas para seus estudantes em 2020, conforme explica Melissa Fernanda Resende Martinez, coordenadora-geral da Comissão Permanente de Processo Seletivo (COPESE) do Instituto. “Analisando a situação em que estamos vivendo, percebemos que em 2020, assolados pela nova realidade que a pandemia impôs às escolas, inúmeras delas adotaram uma nova forma de avaliação, que não a tradicional, a de provas, e sim a de ‘presença’ nas aulas virtuais. Grande parte dos estudantes que estavam ‘presentes’ em todas as aulas on-line, por exemplo, foram avaliados com nota máxima. Pensando sobre isso, entendemos que tal situação deve ser levada em conta em nosso processo seletivo, de forma a mantê-lo justo para todos os participantes. Assim, decidiu-se por adotar a média das notas do 7º ano do ensino fundamental para a seleção de estudantes dos nossos cursos técnicos”.

Para os cursos de graduação, não ocorreram mudanças. A ordem de classificação continua sendo por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de anos anteriores, lembrando que candidatos que não disponham de tais notas, podem participar da seleção somente se já forem portadores de diploma de curso de graduação.

O IFTM ressalta que tal situação permanece como excepcionalidade em razão do cenário mundial atual. Além disso, reforça que as vagas reservadas por lei estão mantidas.

Os editais do processo seletivo 2022/1 do IFTM serão publicados ainda em outubro, na página de Ingresso da instituição. Mais informações também podem ser acessadas nas redes sociais do IFTM.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados