Sebrae Minas promove missão internacional para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Oito startups mineiras participam da missão, que conta com visitas técnicas, ações de networking e participação na GITEX Global 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo
O Sebrae Minas está promovendo, entre os dias 12 e 18 de outubro, uma missão empresarial internacional para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Participam da missão oito startups mineiras, que estão tendo a oportunidade de realizar visitas técnicas, sessões executivas e ações de networking com investidores e hubs de inovação de todo o mundo. As startups também participaram da Feira Internacional GITEX Global 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, que reuniu mais de 6 mil expositores de 180 países, além de 1.400 investidores internacionais.
A proposta da missão é fomentar a internacionalização das startups mineiras, estimulando a inovação, a competitividade e ampliando o acesso ao mercado internacional.
“Com essa missão, reforçarmos o propósito do Sebrae em contribuir para que as startups se aproximem de ecossistemas tecnológicos globais, potencializando seu alcance mundialmente. Além disso, esperamos ampliar a visibilidade de Minas Gerais como um polo de inovação, tecnologia e empreendedorismo, e reforçar todo o potencial que nosso estado tem a oferecer em nível global”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
A cidade de Dubai se consolidou como um dos ecossistemas mais atrativos e acessíveis para negócios internacionais. O local é considerado um ambiente estratégico para micro e pequenas empresas (MPEs), uma vez que oferece incentivos institucionais e mercadológicos devido à forte presença de fundos de investimento, aceleradoras e venture capitals internacionais, aproximando os mercados locais em um hub logístico que conecta Europa, Ásia, África e as Américas.
Participam da missão as startups: Digital Grid, SapiensAgro, UpVendas, Gaio DataOS, Lais App, NAGRO, MedTipp e Fizpay. A comitiva reúne representantes do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, da Prefeitura de Belo Horizonte, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e Câmara dos Deputados, além de outras lideranças de prefeituras e instituições parceiras.
A missão também conta com a presença de prefeitos e lideranças de prefeituras de Minas Gerais, como parte das ações do Programa Cidades Inteligentes, iniciativa que visa apoiar a transformação de territórios, aproveitando as potencialidades da tecnologia e da inovação para promover uma melhor qualidade de vida e uma gestão urbana mais eficaz. “Dubai é um exemplo vivo de desenvolvimento urbano e um estudo de caso de sucesso que pode inspirar os municípios mineiros a adotarem práticas inovadoras e sustentáveis em seus processos de transformação”, ressalta o presidente.
Compromisso de colaboração para o GITEX LATAM 2027
Durante a GITEX Global 2025, em Dubai, o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, assinou um compromisso de colaboração para que a instituição participe e apoie o GITEX LATAM 2027. Esta será a edição inaugural latino-americana do GITEX GLOBAL e será realizada em São Paulo (SP), nos dias 16 e 17 de março de 2027.
Organizado pela Prefeitura de São Paulo, promovido pelo Dubai World Trade Centre e KAOUN International, e com a parceria estratégica da Agência São Paulo de Desenvolvimento – ADE SAMPA, o GITEX LATAM marcará a chegada de um dos mais influentes eventos de inovação e transformação digital da atualidade à América Latina. A iniciativa busca conectar o ecossistema global de tecnologia ao avanço digital do continente, que deve movimentar uma economia estimada em US$ 950 bilhões até 2026.
O anúncio oficial do evento contou com a presença de Rodrigo Goulart, Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, e Trixie LohMirmand, Vice-Presidente Executiva do Dubai World Trade Centre e CEO da Kaoun International.
A GITEX Latam 2027 será o primeiro grande evento do portfólio GITEX realizado na América Latina, consolidando o Brasil no mapa global da inovação. O objetivo da parceria é unir esforços para estimular a participação de startups, empresas de tecnologia, investidores e instituições de fomento mineiras no evento, fortalecendo a presença do estado nos principais fóruns internacionais de inovação, digitalização e inteligência artificial.
–
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Comentários