Sebrae Minas impulsiona a inovação em negócios comandados por mulheres

Patos de Minas e Patrocínio são pioneiras na execução do programa ALI Produtividade exclusivo para empreendedoras
O Sebrae Minas lançou uma iniciativa pioneira no país para impulsionar o empreendedorismo feminino: o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) Produtividade voltado, exclusivamente, para empresas lideradas por mulheres. O ALI 100% para o público feminino será executado, inicialmente, nos municípios de Patos de Minas e Patrocínio, que fazem parte da Regional Noroeste e Alto Paranaíba do Sebrae Minas.
O programa ALI é uma ação consolidada do Sebrae para auxiliar micro e pequenas empresas a aumentarem sua produtividade por meio da implementação de soluções inovadoras em seus processos, produtos e serviços. O ALI Produtividade dedicado exclusivamente às mulheres é uma oportunidade para as empresárias se qualificarem, acessando serviços personalizados e adequados à sua realidade.
As cidades de Patos de Minas e Patrocínio são as primeiras da região a contar com o programa destinado ao público feminino. “O empreendedorismo feminino é muito forte na região e o ALI Produtividade voltado exclusivamente para elas vai contribuir para destacar ainda mais o protagonismo das mulheres na gestão de seus negócios”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Crescimento estruturado
Para a empreendedora Zuleika Souza dos Passos, que comanda três negócios em Serra do Salitre, no Alto Paranaíba, a capacitação proposta pelo ALI chegou no momento certo para ajudá-la. “Nessa rotina intensa, não estou conseguindo construir nada, pois só apago incêndio. Com o programa, pretendo aprender a organizar todas as tarefas, delegar mais algumas atividades e ter tempo para pensar como gestora. Acredito que a agente local de inovação vai conseguir me dar um norte para eu colocar minhas ideias em prática. Com a ajuda do Sebrae, posso transformar a minha correria em crescimento e ser inspiração para muitas outras mulheres que são mães e empreendedoras”, afirma.
Metodologia
O programa ALI Produtividade oferece um diagnóstico gratuito e personalizado do negócio, identifica gargalos e oportunidades de melhoria. Durante os seis meses de acompanhamento, o empreendedor recebe, na própria empresa, o apoio de um Agente Local de Inovação para testar e implementar soluções.
A iniciativa é uma oportunidade para quem deseja tornar o negócio mais produtivo, competitivo e reduzir custos. Com atendimentos personalizados, os agentes levam inovação às empresas com soluções para aumentar a produtividade, e inserir a transformação digital por meio de melhorias rápidas e de alto impacto.
Empreendedorismo feminino
O Sebrae Minas tem diversas ações para incentivar o empreendedorismo feminino. O Sebrae DELAS, por exemplo, é uma iniciativa que busca aumentar a probabilidade de ideias e negócios liderados por mulheres. O programa atua para favorecer o desenvolvimento pessoal e empresarial das participantes com capacitações, cursos e eventos. Desde que foi fundado, o programa já capacitou mais de 40 mil empreendedoras em todo o estado.
Outra iniciativa que valoriza as trajetórias inspiradoras de mulheres é o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN). A premiação visa reconhecer histórias de superação, inovação e impacto social, destacandoo papel das mulheres e o protagonismo feminino à frente dos negócios.
Em 2025, as cidades de Patrocínio e Patos de Minas iniciaram novas atividades voltadas para o público feminino. Em junho, cerca de 30 empreendedoras de Patrocínio iniciaram uma jornada de capacitação promovida em parceria com o Sicoob Coopacredi, o ‘Coopacredi Delas — Mulheres que Empreendem’, com a realização de três workshops dedicados às mulheres cooperadas. Em Patos, no último 20 de agosto, foi celebrado o Dia Nacional da Mulher Empresária. O encontro intitulado ‘O Negócio é Delas’ reuniu cerca de 50 mulheres e possibilitou um ambiente de conexões, aprendizado e fortalecimento entre mulheres empreendedoras.
—–
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba
Comentários