São 964 vagas para o 1° semestre de 2026. Inscrições de 10 de dezembro a 18 de janeiro; confira as modalidades de ingresso e pré-requisitos
Interessados podem se inscrever de 10 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026 na página de Ingresso do IFTM. Há uma taxa de inscrição no valor de R$60,00 (sessenta reais), que pode ser paga via Guia de Recolhimento da União (GRU) ou PIX. Aqueles candidatos que não tiverem condições de arcar com a taxa de inscrição podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de 10 de dezembro de 2026 a 11 de janeiro de 2026.
Poderá solicitar isenção de inscrição o candidato(a) que cursou todos os anos do ensino fundamental ou do ensino médio em escola da rede pública ou foi bolsista integral em escola particular e que possua renda familiar igual ou inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa ou candidatos(as) inscritos no CadÚnico.
Modalidades de inscrição
No ato da inscrição, o candidato deve optar por uma das seguintes modalidades de inscrição: transferência interna; transferência externa de instituição de ensino público; transferência externa de instituição de ensino particular; reingresso e portador de diploma de curso Técnico ou Graduação.
Além disso, deve escolher apenas um dos cursos/períodos constantes no quadro de vagas, devendo anexar, no formulário de inscrição, em campo específico, cópias digitais dos documentos obrigatórios, de acordo com a modalidade escolhida, disponíveis no item 8 do edital.
A transferência interna é permitida aos estudantes regulares do IFTM para o mesmo curso ou cursos de áreas afins, desde que não tenham ingressado anteriormente por outro processo seletivo de vagas remanescentes e sendo permitida apenas uma única vez por estudante.
Pré-requisito: ter concluído no mínimo 50% das disciplinas dos períodos anteriores ao que se candidata, conforme grade curricular do curso de origem e estar regularmente matriculado no IFTM para o 1º semestre de 2026.
Já a transferência externa (candidato vindo de instituição de ensino público) é permitida aos candidatos vindos de outras instituições de ensino público (federal, estadual, municipal), ou de outra unidade do IFTM, para o mesmo curso ou cursos de áreas afins.
Pré-requisito: ter concluído na instituição de origem, conforme sua grade curricular, no mínimo 50% das disciplinas dos períodos anteriores ao que se candidata e estar regularmente matriculado no 1º semestre de 2026.
A transferência externa (candidato vindo de instituição de ensino privado) é permitida ao candidato vindo de instituições de ensino particular para o mesmo curso ou cursos de áreas afins.
Pré-requisito: ter concluído na instituição de origem conforme sua grade curricular, no mínimo 50% das disciplinas dos períodos anteriores ao que se candidata e estar regularmente matriculado no 1º semestre de 2026.
O reingresso só será concedido uma única vez para o mesmo curso aos estudantes do IFTM.
Pré-requisito: desistente que não tenha sido desligado ou desvinculado do curso em decorrência de processo disciplinar e que se enquadre nos períodos ofertados neste processo seletivo, observando-se que somente podem ser aproveitadas as disciplinas cursadas.
Os portadores de diploma de curso técnico podem requerer inscrição para cursos técnicos concomitantes de áreas afins ao já concluído. E os portadores de diploma de curso de graduação podem requerer inscrição para os cursos técnicos concomitantes ou de graduação de áreas afins ao já concluído.
Pré-requisito: ter concluído curso técnico ou de graduação e diploma registrado em Instituição de Ensino credenciada pelo MEC.
Seleção
O preenchimento das vagas ocorre mediante classificação dos candidatos por ordem decrescente da pontuação obtida na soma dos pontos obtidos nos seguintes itens: percentual de disciplinas aprovadas na instituição de origem que podem ser aproveitadas na grade curricular do curso pretendido e média das notas obtidas nas disciplinas aprovadas na instituição de origem que podem ser aproveitadas na grade curricular do curso pretendido.
Além disso, a classificação dos(as) candidatos(as) será realizada de acordo com a seguinte ordem de prioridade: 1º – Transferência Interna; 2º – Transferência Externa – Instituições de ensino público; 3º – Transferência Externa – Instituições de ensino particular; 4º – Reingresso e 5º – Portador de diploma.
Resultados e matrículas
O resultado preliminar será divulgado no dia 9 de fevereiro de 2026, e o resultado final, no dia 11 de fevereiro de 2026, ambos na página Ingresso do IFTM, contendo lista de classificação por curso.
Os(as) candidatos(as) aprovados(as) serão convocados(as) para matrícula, observando-se o quantitativo de vagas disponíveis, a partir de 11 de fevereiro de 2026. Os(as) candidatos(as) não classificados(as) dentro do quantitativo de vagas ficarão na lista de espera e deverão aguardar eventuais desistências ou indeferimentos de matrícula.
Para mais informações, leia a íntegra do edital na página de Ingresso do IFTM.
Relações Públicas| ReitoriaDiretoria de Comunicação Social e Eventos (DCSE)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Comentários