Rota Turística do Café do Cerrado recebe primeira edição do Check-In Itinerante em 2025

 Rota Turística do Café do Cerrado recebe primeira edição do Check-In Itinerante em 2025

Influenciadores de todo o país vivenciaram diversas experiências para conhecer a produção de café aliada ao potencial turístico da região

Estruturada a partir da alta variedade de cafés especiais produzidos na primeira Denominação de Origem (DO) do produto no Brasil, a Rota Turística do Café do Cerrado Mineiro foi o primeiro destino a receber o projeto Check-In Itinerante em 2025. De 19 a 22 de junho, seis influenciadores digitais visitaram propriedades e tiveram oportunidade de conhecer as plantações e os processos de cultivo dos grãos, além de vivenciar experiências únicas e degustar a cozinha e o tradicional café local.

O projeto realizado pelo Sebrae Minas, em parceria com a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) e diversos parceiros e entidades regionais, tem como propósito divulgar e promover os destinos turísticos mineiros estimulando o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios locais e a geração de emprego e renda, gerados pelo aumento do fluxo de turistas. Os pequenos negócios do território foram estruturados por meio do programa Check-in Turismo, que atua na melhoria da competitividade das micro e pequenas empresas, na estruturação de produtos e destinos turísticos, qualificando empreendedores e fortalecendo as cadeias relacionadas ao turismo.

 

A Rota Turística do Café do Cerrado é composta por 26 experiências divididas em nove fazendas, duas torrefações, duas cafeterias, dois vinhedos e outras duas queijarias. Ao longo das visitas, os turistas também conhecem histórias de gerações de famílias envolvidas há pelo menos cinco décadas no cultivo de cafés especiais. A programação contemplou diversas experiências de degustação e visitas ao Espaço Flor do Café, à Fazenda Rainha da Paz – Famiglia Montanari, Fazenda Alado Coffee, ao Museu Hugo Machado Silveira, à Reserva Heitor, à Fazenda Chuá – Casa Bruxel Cafés e Vinhos e à Torrefação Cooffe Roaster Porto Feliz com a experiência Roda de Sabores.

O Check-in Itinerante na Rota do Café do Cerrado reforça a importância do turismo de experiência como ferramenta de valorização do território e da cultura local. Ao percorrer municípios, esse projeto promove conexões entre influenciadores com cafeicultores, empreendedores, turistas e especialistas, destacando a excelência do café de origem e incentivando práticas sustentáveis. Além de movimentar a economia regional, a ação contribui para fortalecer a identidade do Cerrado Mineiro como destino turístico autêntico e acolhedor”, destaca o gerente da Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Geraldo Alves.

Criadora de conteúdo e idealizadora da página Live More, Travel More, Elaine Villatoro acredita que a experiência foi enriquecedora. Além dos conteúdos no site, ela mantém o perfil no Instagram @livemoretravelmore, que desbrava iniciativas e territórios em todo o mundo que se destacam pelo turismo sustentável.

“Somos o maior país exportador de café do mundo e a Região do Cerrado é uma de nossas riquezas. É importante ter esse conhecimento e valorizar os aspectos positivos que temos em nosso país, especialmente nessa região com enorme potencial. É muito interessante entender as diferenças de produção de café em diferentes regiões. No caso do Cerrado Mineiro, percebemos como é a preocupação constante com a inovação e a adoção de tecnologias para ter maior produtividade e minimize os impactos negativos”, explica Elaine.

Ela destaca as diversas ações dos produtores que têm preocupação com a sustentabilidade: “A rota ajuda a reforçar novos métodos de produção. Percebemos que há uma necessidade de preservar o solo e reduzir ao máximo o uso de produtos químicos. Conhecer fazendas que trazem agroflorestas adaptadas para a produção de cafés, com o uso de árvores que podem ser completadas na plantação, foi algo muito positivo nesta viagem”.

Paula Dulgueroff representou o Mundo Café, cafeteira de Uberlândia também especializada em torrefação de cafés especiais e na formação de baristas. A especialista aproveitou a oportunidade para conhecer mais sobre o potencial turístico da Região do Cerrado Mineiro. “A experiência foi excepcional, pois respalda o que eu já sabia que os produtores do Cerrado Mineiro são extremamente receptivos, com muita atenção em cada detalhe, em receber, explicar e falar sobre as propriedades, sempre com muito orgulho do que produzem e fazem. Nessa perspectiva, foi algo positivo, pois me sinto parte desse processo. Fico feliz em saber que estamos preparados para receber os amantes de cafés e especialistas que desejam conhecer a região”, afirma Paula.

“Temos ainda um plus, que são nossos vinhos de qualidade. Tiodpos podem conhecer os vinhedos, a nova cultura, ousadia e a atitude dos produtores da região”, complementa a especialista. A página do Mundo Café na internet pode ser acessada no link. O perfil no Instagram é o @mundocafe.

Agricultura familiar

Uma das experiências visitadas pelos influenciadores foi a Fazenda Bela Vista, que produz o Alado Coffee, café cultivado em 10 hectares de manejos agroecológicos, integrativos e sustentáveis. O proprietário Alan Michel Batista é o terceiro na geração da família a cuidar do negócio e assumiu a gestão aos 17 anos, depois da morte do pai. “Os influenciadores conheceram um pouco sobre a produção, práticas de gestão, colheira e técnicas de pós-colheita. Eles conseguiram vivenciar a experiência completa em nossa propriedade, desde a produção até a degustação do café”, conta Alan.

Desde 2019, o Alado Coffee acumulou no Brasil diversos prêmios de qualidade de cafés fairtrade – também conhecido como comércio justo, sistema de certificação e rotulagem que promove práticas comerciais éticas e sustentáveis. “A Rota do Café do Cerrado é muito importante para os produtores, pois é uma forma de agregar valor aos nossos produtos da fazenda e gerar renda. Temos um projeto de agricultura familiar e prezamos pela qualidade e sustentabilidade de nossos cafés. Pensamos em melhorar nossa infraestrutura para receber os visitantes e ampliar nossa área de produção”, argumenta Alan.

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Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

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