Quem ama, cuida e adota!

Evento de adoção de animais de estimação acontece
na Feira dos Produtores nos dias 5 e 6 de agosto

Uma ótima oportunidade para você encher a sua casa de alegria! É que vai acontecer, nos dias 5 e 6 de agosto – sábado e domingo próximos-, no estacionamento da Feira dos Produtores, um evento de adoção de animais de estimação. Diversos cães e gatos esperam a chance de terem um lar. Em troca, vão retribuir com muito amor e carinho. A iniciativa é da Kinross e tem o apoio da R&S Vet e da Prefeitura Municipal de Paracatu.

Todos os animais disponíveis para adoção se encontram vermifugados, vacinados e microchipados. O microchip funciona como um RG do animal, facilitando a sua identificação, caso ele fuja, se perca ou seja abandonado. O microchip é implantado no animal, com o uso de uma agulha, debaixo da pele, normalmente próximo ao pescoço. Com um equipamento específico, similar às leitoras de etiquetas de supermercados, é possível ter acesso às informações armazenadas nele.

Estudos mostram que ter um animal de estimação contribui para reduzir o estresse, ansiedade e até mesmo melhorar a saúde física, pois a interação com eles libera hormônios que promovem o bem-estar. Ao mesmo tempo, ao adotar um animal em vez de comprar, você vai contribuir para a redução do número de animais abandonados e ajudar a combater o problema do abandono e do sofrimento animal.

Mas a adoção também envolve responsabilidade e compromisso e, por isso, a decisão deve ser cuidadosamente avaliada. Animais precisam de tempo, amor, atenção e cuidados veterinários regulares.

Daniela Gardini, 48 anos, é perita criminal da Policial Civil de Minas Gerais. Ela faz parte da Associação de Proteção aos Animais de Paracatu (APAP), entidade pioneira na causa animal na cidade. Daniela é uma apaixonada pelos bichos. Tem 18 cachorros em casa, provenientes de resgate e de lar temporário, que em muitos casos, se transformou em definitivo. “Os eventos de adoção são importantes porque quem trabalha na causa animal não tem como resgatar e dar abrigo a tantos animais e não podemos transformar esses locais em depósitos. Nosso papel é esse, retirá-los da rua, tratá-los e colocá-los para encontrar uma família definitiva”, conta Daniela.

Dani também ensina que a adoção precisa ser um ato de responsabilidade. “O animal, seja um cachorro ou um gatinho, é uma vida e requer cuidados. Dar boa alimentação, atendimento veterinário, atenção. Não é simplesmente adotar, dar uma casa, ração e água. A pessoa tem que disponibilizar amor e cuidados porque está adotando uma vida criada por Deus como todos nós”, diz.

Perguntada sobre o que os animais nos dão ao adotá-los, Daniela não vacila. “Muito amor! Os animais têm uma gratidão imensa com as pessoas que os tiram da rua. Chega ser impressionante o amor e a gratidão que eles têm por nós! É muito bom! Eles nos devolvem muito mais do que a gente dá para eles!”, conta emocionada.

Fique ligado!

Evento de Adoção de Animais de Estimação

Dia 5/8 (sábado), das 7h às 14h

Dia 6/8 (domingo), das 7h às 12h

Estacionamento da Feira dos Produtores de Paracatu – Rua Padre Manoel, 345

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados