Projeto Moradores lança documentário e exposição fotográfica neste sábado (14/10)

 Projeto Moradores lança documentário e exposição fotográfica neste sábado (14/10)

 Ministério Público de MG e Projeto Moradores promovem noite em comemoração ao aniversário de Paracatu no dia 14 de outubro, às 19h, na Casa Paracatu

Uma noite para celebrar os moradores de Paracatu como sendo o maior patrimônio que a cidade possui. Essa é a proposta do evento que acontecerá no dia 14/10 (sábado) às 19h, na Casa Paracatu (Rua Américo Macedo, 19 – Centro). Uma sequência de eventos culturais que compõe as atividades do Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio, que entre agosto e setembro, montou uma tenda em três praças de Paracatu para registrar as memórias de aproximadamente 250 pessoas.

 É exatamente a partir desse material registrado nas praças do Fórum, do Paracatuzinho e do Santana que foi possível criar dois produtos culturais a serem apresentados nessa noite de homenagem: o filme documentário e a exposição “Moradores | Paracatu”.

A exposição, montada no largo da Igreja do Rosário, conta com retratos dos moradores em grande formato (12 painéis de 4m x 2 m). Já o filme documentário, de aproximadamente 50 minutos de duração, é um pequeno recorte de mais de cinco dias de gravação, onde centenas de paracatuenses contaram histórias de amor pela cidade. Uma verdadeira releitura ampla, democrática e diversa das memórias das pessoas que fazem parte do cotidiano de Paracatu.

“Trazer o Projeto Moradores para Paracatu, quando a cidade completa 225 anos, é um presente, e ao mesmo tempo, uma forma de lembrar que a verdadeira riqueza dessa cidade são seus moradores. Pelo viés de Educação Patrimonial, de valorização da memória, o MPMG também cumpre sua missão de defender os patrimônios paracatuenses, sejam eles materiais ou imateriais”, disse a promotora de Justiça da Comarca de Paracatu, Mariana Duarte Leão.

Além da exposição e do filme documentário, também estão programada a montagem de um varal fotográfico, onde todas as pessoas que participaram das gravações poderão retirar gratuitamente uma cópia de seu retrato, como sendo um singelo gesto de agradecimento por terem participado.

A edição do Projeto Moradores em Paracatu foi viabilizada com recursos de Termo de Ajustamento de Conduta firmado pelo Ministério Público de Minas Gerais. Tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultural e da Casa de Cultura de Paracatu.

Moradores (www.projetomoradores.com.br

) é uma produção da NITRO Histórias Visuais, de Belo Horizonte/MG. Criado em 2012, já passou por 5 estados brasileiros e 25 territórios. Fotografou e registrou a história de aproximadamente 4.000 pessoas. Foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como uma ação de sucesso em Educação Patrimonial.

SERVIÇOS

Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio | Edição Paracatu

 Abertura da exposição, exibição de filme e varal fotográfico

Data: 14/10 (sábado)

Horário: 19h

Local: Casa Paracatu – Rua Américo Macedo, 19 – Centro

(*) Após a exibição do filme documentário acontecerá uma visita à exposição montada no largo da Igreja do Rosário

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados