Projeto Cutucar retoma atividades após férias escolares

Iniciativa de educação patrimonial envolve alunos e professores de 5º ano das escolas da rede pública de ensino de Paracatu

Após pausa durante o mês de julho devido às férias escolares, o Projeto CUTUCAR retomou atividades de educação patrimonial, nesta segunda-feira (1/8), com alunos da Escola Municipal Leonor Ulhoa Victor Rodrigues e da Escola Estadual Temístocles Rocha. No primeiro semestre, a iniciativa atendeu 17 turmas, de dez escolas. De agosto a outubro ainda serão atendidas 27 turmas de 13 instituições de Paracatu.

Promovido pela GuiasTur, com patrocínio da Kinross, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, o Projeto CUTUCAR – Cultura e Turismo no Caminho Real: Educação Patrimonial e Inclusão Social, envolve alunos e professores de 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública municipal e estadual, de uma escola beneficente, e também da APAE de Paracatu. Cerca de mil estudantes e 170 educadores da rede pública de ensino estão sendo beneficiados.

A partir desta semana, os jovens voltam a participar das palestras e da roda de conversa ‘A Cidade que Temos’, em sala de aula, e a visitar os atrativos turísticos e culturais do município, como a Casa Museu do Quilombo, Fábrica de Biscoitos do São Domingos, a Casa Kinross, a Igreja do Rosário e a Casa de Cultura. A atividade fecha com a terceira etapa, que é a roda de conversa de avaliação ‘A Cidade que Queremos’, que vai estimular a produção de materiais concretos a partir das experiências vividas por eles.

“Os principais objetivos desse trabalho são criar vínculos, fortalecer a memória afetiva e valorizar as contribuições dos antepassados para a constituição da nossa identidade e do desenvolvimento da cidade”, ressalta a coordenadora do projeto, Helen Ulhoa Pimentel. Em outubro, será realizado o evento de culminância, onde serão apresentados os resultados do projeto por meio de material produzido pelos estudantes durante as atividades.

Rede Sociais: 

INSTAGRAM: instagram.com/guiastur_

FACEBOOK: https://m.facebook.com/ACONTUP/

YOUTUBE: https://m.youtube.com/channel/UCOyIL8aBq3gU2KGIjS5iCXA

Realização: Ministério do Turismo, Kinross e GuiasTur

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados