Projeto Conviver Memórias leva idosos a lugares especiais de Paracatu

 Projeto Conviver Memórias leva idosos a lugares especiais de Paracatu

Grupo da terceira idade conheceu o Quilombo São Domingos, o Parque Municipal dos Buritis e o Seminário São João XXII

Idosos do Projeto Conviver Memórias puderam visitar, no último final de semana, lugares muito especiais de Paracatu. Com a participação de quase 80 pessoas da terceira idade, o grupo esteve na Casa Museu da Comunidade Quilombola São Domingos, no Parque Municipal dos Buritis e no Seminário São João XXIII, conhecido como Chácara do Padres. Durante as atividades, os idosos participaram de rodas de conversas, de brincadeiras, escutaram histórias e puderam relatar suas experiencias de vida, estimulando suas memórias e provocando os mais diversos sentimentos.

No Povoado São Domingos eles conheceram a Casa Museu, uma pequena casa de adobe, com objetos e utensílios antigos, que são salvaguardados pela família do senhor Aureliano Lopes, falecido no ano passado, aos 110 anos. No Parque dos Buritis, além de conhecerem o local, eles assistiram a uma palestra sobre cuidados com animais. Já no Seminário São João XXIII, os idosos tiveram um momento com os seminaristas que contaram a história da Chácara dos Padres e como funciona o seminário. Na oportunidade, cada participante recebeu um kit de café colonial.

O encerramento da 2ª edição do Projeto Conviver Memórias está marcado para a próxima quinta-feira, dia 11 de maio, com um passeio no Núcleo Histórico e uma cerimônia na Academia de Letras do Noroeste de Minas, às 15h.

Realizado pela GuiasTur, com apoio da Prefeitura de Paracatu, Kinross e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Paracatu (CMDPIP), a iniciativa promove a inclusão de pessoas da terceira idade por meio da convivência, do turismo e do lazer. A ideia é estimular a qualidade de vida através do turismo e de experiencias sobre os bens materiais e imateriais da cidade.

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados