Programa investe no audiovisual como ferramenta para empoderar mulheres e meninas

 Programa investe no audiovisual como ferramenta para empoderar mulheres e meninas

Objetivo é dar autonomia ao público feminino a partir de ações formativas voltadas  para geração de renda

Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável #5 da ONU, o Programa Empodera de Igualdade de Gênero chega à cidade de Paracatu (MG)   promovendo a capacitação profissional  de mulheres e meninas a partir de cursos voltados à produção audiovisual. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Kinross e apoio da Secretaria de Cidadania e Habitação da Prefeitura de Paracatu.

Com três turmas de 30 alunas cada, somando um total de 90 participantes, o Empodera está oferecendo, desde 18 de setembro, um ciclo de formação a partir de videoaulas produzidas pela equipe do Instituto Incluir – organização social responsável pela execução do projeto, cujo foco é discutir e promover ações de inclusão e pluralidade para contribuir com uma socidade mais justa e humana

Composto por mulheres como roteiristas e apresentadoras, o programa ensinara  como tirar proveito do telefone celular para complementar a renda, a partir da  produção e edição de vídeos voltados, sobretudo, para as mídias sociais A parte teórica do curso é  gravada em vídeo e a prática é  ministrada por facilitadoras locais, que foram treinadas pela coordenação pedagógica do curso.

“O IBGE registra mais de 11 milhões de mães solo no Brasil. Grande parte das famílias é chefiada por mulheres, maioria no país, e há evidente carência de formação e entrada no mercado de trabalho. Vemos, ainda, a potência de expressão feminina nas artes brasileiras, ainda que com uma carência de espaços de visibilidade. A soma destes fatores nos levou a criar o Empodera, que contempla ainda, a exemplo de outros projetos do instituto, uma assistência multidisciplinar às beneficiárias (social e psicológica), muitas delas em situação de vulnerabilidade”, diz a fundadora e presidente do Incluir, Carina Alves.

Para a diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social e da Kinross, Ana Cunha, “investir em projetos como o Empodera está em linha com as iniciativas de Equidade e Diversidade, que são tratadas como prioritárias na empresa. Ações afirmativas, como essa, são fundamentais para promover mudanças sociais, que realmente impactem na vida das mulheres e nos avanços para uma sociedade mais igualitária”.

 

Serviço

Programa Empodera de Igualdade de Gênero – Paracatu (MG)

Data: 18 de setembro a 24 de novembro

Locais: CRAS – Céu das Artes (Rua Frei Pedro Caixito, 210), CRAS – Bela Vista (Rua Ten. Olímpio Gonzaga 550) e CRAS – Novo Horizonte (Rua Candida Souto Gonçalves, 950)

Mais informações: site do Instituto Incluir

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados