Programa “Integrar Educação Contra a Covid-19” dá continuidade no apoio ao ensino a distância em Paracatu

 Programa “Integrar Educação Contra a Covid-19” dá continuidade no apoio ao ensino a distância em Paracatu

Segunda fase do programa de rádio veiculado nas rádios locais estimula o aprendizado de alunos do município com programação especial em outubro

O Programa Integrar Contra a Covid-19 segue atuante junto às comunidades de Paracatu, somando esforços no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e seus impactos nas mais diversas áreas. Entre elas, um dos focos de trabalho mais importantes está no eixo de Educação, que continua dando suporte aos alunos e educadores da rede pública de ensino na educação a distância por meio do programa de rádio “Integrar Educação Contra a Covid-19”, que chega à sua segunda fase neste mês de outubro, com programação prevista até o mês de dezembro.

Veiculado nas rádios Alternativa, Boa Vista FM, Única e Vitória FM, o programa vai ao ar todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 14h, tendo como objetivo dar suporte aos processos de aprendizagem remota estabelecidos pela gestão de educação do município. Com duração de 12 minutos e em formato de revista eletrônica, o programa aborda assuntos relativos à educação e ciência, protagonismo juvenil, cultura, entre outros temas.

A cada episódio, há desafios de aprendizagem com seleção das melhores respostas, premiadas com um vale compras para uso em pequenos negócios da cidade. Depois da realização da primeira fase, que ainda contou com uma cartilha de apoio com atividades lúdicas, distribuída aos alunos do ensino fundamental da rede pública do município, o programa inicia uma nova etapa com novos quadros e participações contínuas da comunidade paracatuense. Os episódios que já foram ao ar podem ser acessados na íntegra pela Plataforma Integrar.

Iniciada neste mês de outubro, a segunda fase do programa “Integrar Educação Contra a Covid-19” aproveitará datas especiais para a realização de semanas temáticas. A programação prevê conteúdos referentes aos Jogos Estudantis no rádio, à Semana da Criança e das Professoras e Professores, ao aniversário de Paracatu e à Semana do Folclore Brasileiro. O objetivo é engajar professores, gestores, estudantes e famílias em atividades pedagógicas acessíveis em formato radiofônico, transmitindo conhecimento de forma lúdica e estimulando o hábito do estudo e do aprendizado contínuo, seja em casa ou na sala de aula.

Sobre o Programa Integrar Contra a Covid-19

Com objetivo de somar esforços à comunidade paracatuense no enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus e aos seus impactos nos processos educacionais, culturais, econômicos e ambientais no município, a Kinross Brasil Mineração, por meio da parceria com a ONG Associação Imagem Comunitária, trouxe para o município a proposta do Programa Integrar Contra a Covid-19.

Após a realização de um diagnóstico com as principais lideranças da cidade, foi desenhado um amplo projeto que tem como objetivo o diálogo e a articulação entre as diversas entidades da sociedade civil, poder público e iniciativa privada de Paracatu para potencializar iniciativas de enfrentamento à pandemia existentes no município, bem como criar novas soluções e oportunidades de aliança.

O programa possui uma plataforma online onde são apresentadas as diversas articulações e ações da proposta. Por meio dela, é possível ter acesso a conteúdos como mapa das iniciativas que precisam de apoio na cidade, repositórios de informações confiáveis sobre o novo coronavírus, informações para grupos culturais, professoras e professores e para a comunidade em geral, entre outros.

Para conhecer a plataforma, acesse: http://integrarcontracovid.com.br/.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados