Programa Integrar Contra a Covid-19 segue com programação cultural no ambiente digital

Em parceria com o Eixo Cultura, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e instituições parceiras seguem disponibilizando conteúdo gratuito na Plataforma Integrar

O Programa Integrar Contra a Covid-19 segue desenvolvendo ações de parceria para o Eixo Cultura, com o objetivo de continuar levando conteúdo de qualidade à população de Paracatu-MG durante o momento de pandemia e isolamento social. Além do material já disponibilizado na Plataforma Integrar pela Academia de Letras do Noroeste de Minas (ALNM) e pela Orquestra Ouro Preto, a Filarmônica de Minas Gerais oferece cursos de música virtual, que acontecem semanalmente até o próximo dia 12 de outubro. As aulas e as oficinas são voltadas para estudantes de música da Casa de Cultura de Paracatu, bem como para artistas da cidade que tocam em grupos, bandas e fanfarras. Os cursos são abertos ao público e não exigem inscrição prévia para participação.

Essas aulas e oficinas compõem o rico conteúdo disponibilizado pela Filarmônica de Minas Gerais na Plataforma Integrar, onde também podem ser acessadas apresentações completas da orquestra e indicações musicais do maestro Fábio Mechetti, em que ele sugere gravações, obras e interpretações marcantes. Inicialmente, as ações da Filarmônica em Paracatu previam, além de uma grande apresentação na Praça da Matriz, cursos de música presenciais no município, porém o formato teve de ser adaptado para respeitar o isolamento social. A exemplo de toda a programação da Filarmônica que seria realizada durante o ano em Paracatu, os cursos estão sendo levados para o ambiente virtual e divididos em quatro módulos: ritmo e improvisação; apreciação artística; desenvolvimento profissional e apreciação de instrumentos. A iniciativa é uma parceria com o Programa Integrar Contra a Covid-19, da Kinross Brasil Mineração.

Eixo Cultura

O conteúdo cultural que seria apresentado durante o ano e os eventos da ALNM, da Orquestra Ouro Preto e da Filarmônica de Minas Gerais – como as aulas e oficinas – está sendo levado para a Plataforma Integrar, e pode ser acessado gratuitamente na aba “Parceiros do Eixo Cultura”.

A Academia de Letras estreou uma série de podcasts sobre autoras e autores de Paracatu, apresentando seus integrantes a partir de suas próprias obras, assim como de outros autores e autoras que influenciaram suas trajetórias. Já a Orquestra Ouro Preto disponibilizou apresentações, concertos e palestras completas, conduzidas pelos músicos, e uma cartilha sobre música, voltada para o público estudantil.

Por sua vez, além dos cursos de música, a Filarmônica de Minas Gerais desenvolveu uma série de ações, como a participação do maestro assistente José Soares em programas de rádios locais; o Minuto Filarmônica e o Que som é Esse – o último está no ar todas as quartas-feiras até o mês de dezembro nas rádios Alternativa, Boa Vista, Única e Vitória.

Sobre o Programa Integrar Contra a Covid-19

Com objetivo de somar esforços à comunidade paracatuense no enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus e aos seus impactos nos processos educacionais, culturais, econômicos e ambientais no município, a Kinross Brasil Mineração, por meio da parceria com a ONG Associação Imagem Comunitária, trouxe para o município a proposta do Programa Integrar Contra a Covid-19.

Após a realização de um diagnóstico com as principais lideranças da cidade, foi desenhado um amplo projeto que tem como objetivo o diálogo e a articulação entre as diversas entidades da sociedade civil, poder público e iniciativa privada de Paracatu para  potencializar iniciativas de enfrentamento à pandemia existentes no município, bem como criar novas soluções e oportunidades de aliança.

O programa possui uma plataforma online onde são apresentadas as diversas articulações e ações da proposta. Por meio dela, é possível ter acesso a conteúdos como mapa das iniciativas que precisam de apoio na cidade, repositórios de informações confiáveis sobre o novo coronavírus, informações para grupos culturais, professoras e professores e para a comunidade em geral, entre outros.

Para conhecer a plataforma, acesse: http://integrarcontracovid.com.br/.

Para acessar o conteúdo dos parceiros do Eixo Cultural do Integrar, visite: http://integrarcontracovid.com.br/eixo/cultura/.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados