Programa Integrar atua na conscientização ambiental de alunos em Paracatu

Projetos envolvem comunidade escolar em atividades práticas realizadas em escolas, praças e parque

Em 2019, o Centro Municipal Educacional Coraci Meireles de Oliveira, em Paracatu, encontrou uma forma criativa e sustentável de revitalizar o jardim da escola. Pneus velhos que seriam descartados na natureza ganharam novos sentidos, ao serem usados como equipamentos de decoração. A boa ideia, com o envolvimento de alunos e de toda a comunidade escolar, além de deixar a escola mais bonita e agradável, foi vencedora do Prêmio Verde daquele ano e deixou uma semente importante, ao despertar a consciência ambiental dos envolvidos.

A ideia vencedora concorreu com outras iniciativas relevantes, como propostas de criação de hortas, composteiras e reaproveitamento de óleo para a produção de sabonetes e detergentes. À época, os projetos envolveram cerca de 1600 crianças e adolescentes.

O Prêmio Verde é uma das muitas realizações do eixo Meio Ambiente do Programa Integrar, plataforma de investimento social da Kinross que completa dez anos em 2021 e que investiu nesse período cerca de R$ 30 milhões em projetos na área de Educação, Cultura, Meio Ambiente (ou Educação Ambiental) e Geração de Trabalho e Renda em Paracatu.

A ideia desse eixo, que abrange a cada ano nove escolas públicas da cidade, é fazer com que crianças e adolescentes saibam desde cedo da importância dos cuidados com o meio ambiente e de um planeta sustentável. O Integrar Educação ambiental atua como parceiro da nova geração, através da comunidade escolar, contribuindo com a formação de pessoas mais conscientes.

A lista de atividades é extensa. Elas envolvem os estudantes do ensino fundamental em ações práticas em um processo de aprender fazendo. Uma das ações é o Integrar na Praça. Suspenso durante a pandemia, o projeto leva oficinas sobre meio ambiente para as praças de Paracatu, onde também são distribuídas mudas. Há oficinas sobre compostagem, produção de mudas, separação de resíduos sólidos e informações sobre aquecimento global.

Como gestora da Coraci Meireles, Laiza Rodrigues Alves ressalta a importância de a escola abordar o tema consciência ambiental desde cedo, possibilitando aos alunos uma aprendizagem consciente de forma prazerosa.

“Para a escola é de suma importância esta formação, uma vez que a educação ambiental é um processo de reeducação constante, responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e sociais, buscando assim a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade”, diz ela.

Ela conta que o projeto de revitalização do jardim, chamado de ” Educando para a Cidadania Global”, foi uma experiência muito positiva, capaz de despertar a consciência ambiental, deixando marcas positivas. “O nosso trabalho em equipe, sempre foi pautado em uma dinâmica de cooperação e ajuda mútua, que foi o que possibilitou a conquista do Prêmio Verde 2019”.

Segundo Laiza, a Kinross tem realizado ações importantes em toda a cidade que visam à conscientização ambiental com processos de reeducação responsável para formar indivíduos conscientes e preocupados com os problemas ambientais e sociais, impactando de forma positiva o pensamento crítico da população.

As ações de educação ambiental do Integrar são feitas a partir de alinhamento com a Secretaria Municipal de Educação. Há parcerias também com o Parque Estadual de Paracatu. Criado como compensação ambiental de projetos da Kinross, o parque, de 6.400 hectares, se abre para os estudantes nos eventos finais do ano escolar com a realização de piquenique com os alunos e ensinamentos sobre fauna e flora. É no Parque também que é realizado o projeto “Observação de Aves”, no qual a comunidade paracatuense é convidada a conhecer a riqueza do mundo das aves e da fauna do bioma cerrado. Corrida da Água, realizada em março, Trilha Ecológica e Bike do Cerrado são outros eventos do eixo Meio Ambiente que acontecem dentro do parque e são importantes para a cidade.

Júnia Miranda, gerente do parque e entusiasta da educação ambiental para todos, diz que a Kinross tem feito a diferença para realização das atividades. “A Kinross monta toda a estrutura e temos a oportunidade de mostrar nossa unidade para toda Paracatu. A parceria é muito importante. A gente não faz nada sozinho”.

Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, reforça a importância das parcerias para realização das ações do programa Integrar. Especialmente sobre o eixo Meio Ambiente, ela destaca a estratégia de sensibilizar estudantes do ensino fundamental sobre a importância de todos contribuírem para uma sociedade mais sustentável. “Eles são excelentes multiplicadores de boas práticas”, diz.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados