Programa de Educação Ambiental inaugura cisterna de apoio e captação de água de chuva

 

Nexa e o município de Morro Agudo somam esforços para a construção e elaboração do projeto na Escola Municipal Arquimedes Cândido Meireles

Apesar de todos os desafios impostos pela pandemia, o Programa de Educação Ambiental (PEA), da Nexa, remodelou o projeto que acontece todos os anos na Escola Municipal Arquimedes Cândido Meireles, na comunidade de Morro Agudo em Paracatu (MG). Na edição deste ano, o projeto apresentou soluções ambientais que podem ser implementadas na escola em parceria com a comunidade.

Entre as iniciativas apresentadas, a comunidade pôde conhecer e entender as vantagens de projetos como fossa bioséptica, cisterna de bombona e de ferrocimento, horta mandala e o minhocário.

Segundo Marina de Sousa, Coordenadora de Gestão Social da Nexa, durante as reuniões da agenda social, que ocorreram de forma remota, a comunidade escolheu a cisterna de ferrocimento com capacidade para 12.000 litros de água de chuva para ser implementada.  “A cisterna oferecerá aos alunos a possibilidade de verificar na prática um sistema ambiental sustentável e garantirá a utilização da água para a limpeza da escola, já que ela não deve ser usada para consumo humano e nem interligada ao sistema de água potável”, comenta Marina.

De acordo com Maria Aparecida de Freitas Neiva, diretora da Escola Municipal Arquimedes Cândido Meireles, a parceria entre a Nexa e a escola fortalece os laços dentro da comunidade. “A cisterna fará parte do trabalho de educação ambiental desenvolvido pelos alunos ao longo do ano. Com ela, será possível captar e reutilizar a água da chuva, beneficiando a escola para o retorno das aulas presenciais”, afirma.

A Nexa participou do projeto por meio do apoio tecnológico e dos materiais. A comunidade apoiou o projeto com a mão de obra na construção e fornecimento de alimentação para a equipe.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados