Professores e diretores concluem formação com foco na melhoria da qualidade do ensino de Paracatu

 Professores e diretores concluem formação com foco na melhoria da qualidade do ensino de Paracatu

Profissionais de sete escolas públicas do município participaram do Programa Integrar Educação promovido pela Kinross

Integrar Educação (61)Integrar Educação (2)

Em 2018 a mineradora Kinross, em parceria com as entidades educacionais de Paracatu, deu início à uma importante caminhada junto aos professores e gestores educacionais de sete escolas públicas da cidade. Pautado no poder transformador da educação na vida da comunidade, a mineradora levou, por meio do Programa Integrar – Eixo Educação, um novo olhar sobre o ensino e a aprendizagem para mais de 160 profissionais que atuam diretamente com alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Durante dois anos esses profissionais passaram por oito módulos de formação, tendo sido o último encontro realizado entre os dias 4 e 7 de novembro de 2019, na Casa Kinross e no Sebrae de Paracatu. Os módulos foram baseados em discussões sobre o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa e Matemática; Metodologias para Aprendizagem Ativa e Gestão Escolar.

A escolha para trabalhar com professores e gestores partiu do princípio de que eles são presenças permanentes nas escolas e atuarão como replicadores das novas metodologias de ensino. “É muito importante capacitar esses profissionais como sujeitos locais e de transformação, para que eles possam proporcionar uma educação mais atraente, alinhada com a perspectiva da educação integral e alinhada com as demandas do nosso tempo”, explicou a gestora do Programa Integrar Educação, Bárbara Pansardi.

O intuito dos trabalhos desenvolvidos ao longo desse tempo foi o de oferecer uma formação continuada aos educadores, tendo como foco a melhoria da qualidade do ensino das escolas, e, consequentemente, dos resultados de aprendizagem dos estudantes e o desenvolvimento de competências para a vida. “Com tanta tecnologia disponível, nós não precisamos mais de uma metodologia de memorização. Precisamos sair desse lugar de uma educação cognitivista, transmissiva e ainda pautada no século XX. Por isso, buscamos despertar nesses profissionais novas competências que façam com que o ensino seja mais cidadão, comunitário e voltado para as demandas do mercado de trabalho”, acrescentou Bárbara. As ações visaram também estimular a capacidade dos participantes em mediar problemas, a adaptabilidade, o ser criativo e o trabalho em equipe.

A diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha, reitera a importância e o benefícios do projeto. “A educação de qualidade é a única ferramenta que permite a transformação social, por isso é fundamental incentivar a melhoria constante dos processos educacionais e proporcionar ferramentas que favoreçam o processo de aperfeiçoamento de professores, gestores e estudantes”, afirma.

Dinâmica da formação

Integrar Educação (39) Integrar Educação (7) Integrar Educação (21) Integrar Educação (25)

 Para que os resultados esperados a partir da formação pudessem ser alcançados, o Programa Integrar Educação traçou quatro frentes de trabalho, focadas na valorização e no reconhecimento da atuação dos profissionais da educação. Foram elas: fortalecimento do trabalho do professor, com atividades presenciais e à distância, e práticas que promovem aprendizagem ativa e o protagonismo estudantil; fortalecimento do trabalho do gestor escolar, com encontros de formação presencial, orientações práticas, rodas de conversa e momentos de intercâmbio de experiências; fortalecimento dos processos de avaliação, onde professores e gestores escolares foram atualizados para que, além do recurso da prova, pudessem identificar as demandas e caminhos para a melhoria contínua dos processos de aprendizagem; e fortalecimento da articulação em rede, com a multiplicação e qualificação das ações, à medida que os fazeres e os saberes são colocados em circulação e em diálogo.

O que diz quem participou da formação

 Para Wanderlândia Silva Neiva Fernandes, professora de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Cacilda Caetano de Souza, participar do círculo formativo foi um presente. “A formação ratificou algo em que sempre acreditei, que é o poder de mudança que o estudante possui, principalmente quando ele acredita que a causa é importante e que afeta diretamente em sua vida”, destacou. A professora, que participou da Formação Metodologias para Aprendizagem Ativa, pontuou ainda que a formação continuada é de extrema importância, pois traz atividades desafiadoras, que exigem planejamento e construção de materiais, além de promover o protagonismo do jovem dentro dos projetos. “Foi um excelente laboratório para a vida”, enfatizou a docente.

Formada em Pedagogia, atuando na área da Educação há 17 anos e com 230 alunos sob o seu cuidado, a diretora da Escola Estadual Josino Neiva, Valdirene Ferreira Gonçalves, também considerou de grande valia a oportunidade de participar da formação para gestores e fez questão de aproveitar ao máximo cada momento. Ela destacou que a formação despertou um olhar mais criativo para novas possibilidades de dar aos alunos o protagonismo que eles merecem. “Foi muito positivo perceber que não são necessários grandes investimentos para conseguirmos bons resultados. É preciso voltar o olhar para o aluno e fazer com que ele se envolva no processo e oportunizar que ele encontre o seu jeito de solucionar as situações”, concluiu.

Escolas abraçadas pelo Programa Integrar – Eixo Educação

 Não só os professores e gestores, como também as escolas abraçadas pelo Programa Integrar Educação, receberam orientações ao longo da formação. Elas foram acompanhadas tanto à distância, quanto com o apoio direto de uma equipe local que supervisionou o desenvolvimento das atividades pedagógicas e dos projetos. As instituições contempladas foram: escolas estaduais Affonso Roquette; Olindina Loureiro; Josino Neiva; e as municipais Maria Trindade Rodrigues; Coraci Meireles de Oliveira; Gidalte Maria dos Santos e l Cacilda Caetano de Souza.

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados

Leave a Reply