Produtora rural do Cerrado Mineiro vence etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025

Iniciativa reconhece empreendedoras com trajetórias marcadas pelo protagonismo, inovação e impacto social. vencedoras seguem para a etapa regional do Prêmio
Foram reveladas, na última sexta-feira (29/8) as vencedoras mineiras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025. A cerimônia de premiação, realizada na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, reuniu 13 finalistas nas cinco categorias do Prêmio, que celebra o protagonismo feminino à frente dos negócios. Entre as produtoras rurais, a vencedora foi Paula Curiacos, cafeicultora de Monte Carmelo, município do Alto Paranaíba, na região do Cerrado Mineiro.
“O empreendimento nasceu de um sonho compartilhado com o meu marido: criar um negócio que fizesse sentido para nós e para o planeta. Crente na força da terra e do campo, investimos nossos recursos na aquisição da fazenda e fomos construindo tudo do zero. Hoje, produzimos cafés especiais regenerativos, e somos reconhecidos pelas práticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, conta a empreendedora da Fazenda Três Meninas, localizada em Monte Carmelo.
Ela ainda destaca que vencer o PSMN é um marco em sua trajetória empreendedora. “Estou muito feliz de estar recebendo esse reconhecimento e representando tantas mulheres que fazem uma história incrível no agronegócio brasileiro, especialmente no Cerrado Mineiro”, frisa.
As empreendedoras foram reconhecidas em 1º, 2º e 3º lugar nas categorias Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais. Nesta edição, Minas Gerais teve 365 inscritas, de diferentes perfis e segmentos de negócios, ficando entre os cinco estados com o maior número de inscrições. A partir de agora, as vencedoras em 1º lugar de cada categoria avançam para a etapa regional do Prêmio e, em seguida, as classificadas seguem para a etapa nacional.
Para o diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, a iniciativa é muito importante para o reconhecimento e o fortalecimento do empreendedorismo feminino. “O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem mostrado ao Brasil o potencial de mulheres que acreditam em si mesmas e transformam desafios em oportunidades. Cada empreendedora representa muito mais que um negócio. São mulheres que inovam, geram impactos, movimentam a economia e acima de tudo, inspiram outras mulheres. Contem com o Sebrae para continuarem as suas jornadas. Estamos aqui para apoiá-las e para que, cada vez mais, tenham sucesso em seus empreendimentos”, destaca.
A gestora do programa Sebrae Delas em Minas Gerais, Arielle Rodrigues, ressaltou que o Prêmio “é um reconhecimento da dedicação diária e da coragem das mulheres em seguir em frente, mesmo diante dos desafios que enfrentam. Em Minas Gerais, o empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais força. O número de inscritas cresceu de forma expressiva, revelando negócios inovadores, criativos, inclusivos e com enorme potencial de transformação para a economia e para toda a sociedade.”
Além de Paula Curiacos, destaque como Produtora Rural, venceram na categoria MEI, Cintia Oliveira, da empresa Costuras do Imaginário, de Belo Horizonte. Na categoria Pequeno Negócio, Amanda Carvalho, da Arquitetas Nômades, de São João Del Rei. Em Ciência e Tecnologia, venceu a empreendedora Heloise Duarte, da ESGpec, de Belo Horizonte. E na categoria Negócios Internacionais, a ganhadora foi Camilla Sol, da Sol Saboaria, de Uberlândia.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) é uma iniciativa do Sebrae, criada em 2004, que visa valorizar e incentivar o empreendedorismo feminino no Brasil. O prêmio é voltado para mulheres que transformam suas realidades por meio de seus negócios, reconhecendo não apenas o sucesso empresarial, mas também o impacto social e econômico que geram em suas comunidades.
A grande final do Prêmio será realizada Florianópolis/SC, durante o Delas Summit 2025, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro. As vencedoras nacionais receberão prêmios em dinheiro — podendo chegar a até R$30 mil — além de mentoria on-line (para as primeiras colocadas) e capacitação pelo programa Empretec.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Comentários