Primeiro caso da variante delta do coronavírus é confirmado em Paracatu

A Prefeitura Municipal de Paracatu através da Secretaria de Saúde de Paracatu confirmou o primeiro caso da variante delta do coronavírus a chamada ‘cepa indiana’

 Através de uma coletiva de imprensa nesta tarde de terça-feira (24) a prefeitura e a secretária de saúde confirmaram o primeiro caso da variante Delta do Coronvirus.

A suspeita a respeito da Variante Delta foi informada pela GRS Unaí no período da tarde do dia 20 de Agosto de 2021. O Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais identificou que em uma das amostras de exame RT-PCR Sentinelas enviadas para FUNED foi positiva para VOC Delta. Na mesma data (20/08) foi realizada a investigação do caso e a rastreabilidade dos contatos.

Trata-se de paciente do sexo feminino, 30 anos, gestante, a mesma está imunizada com as duas doses da vacina. Apresentou sintomas no dia 05 de Agosto de 2021, teve exame coletado no dia 09 de Agosto com resultado no dia 12. A mesma esteve em isolamento domiciliar no período de 05 a 15 de Agosto. Tendo contato anterior domiciliar e de trabalho.

A paciente apresentou sintomas leves de gripe e foi afastada do trabalho, todos os contatos domiciliares estavam sintomáticos leves e apenas um testou positivo para Covid 19. Os contatos de trabalho que apresentaram sintomas gripais posteriores tiveram resultados negativos.

O caso é um provável contato domiciliar que se deu por caso importado (outro Estado) onde não foi detectada disseminação para outros contatos e devido ao tempo de transmissibilidade outras pessoas não apresentaram sintomatologia. Todavia, para conclusão do caso foi enviado para as autoridades estaduais relatório de investigação para acompanhamento conjunto com o Município.

Números atualizados  de vacinação

Paracatu tem obtido um avanço significativo no fluxo de vacinação atingindo hoje (24) o número de 71.271 doses aplicadas.  Nessa semana encerraremos a aplicação em pessoas com 26 anos e até o fim da próxima semana a previsão é vacinar jovens até os 18 anos, além da aplicação das segundas doses previstas.

Baixo índice de ocupação Hospitalar

Com a marca de 11.830 casos recuperados de Covid-19, o que equivale a aproximadamente 97% dos casos, temos um baixo índice de ocupação nos hospitais de Paracatu. No Hospital Municipal apenas 30 % dos leitos de UTI estão ocupados e 09% dos leitos de enfermaria. Já na rede particular não há internações.

O baixo índice de ocupação hospitalar demonstra que mesmo com o caso de Variante Delta confirmado os indicadores da pandemia estão estáveis.

Essa estabilidade reforça a efetividade da vacina no combate de casos graves da doença. Até mesmo contra a Variante, fato que já foi comprovado pela Organização Mundial de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que mesmo com a estabilidade e com o avanço da vacinação a pandemia ainda não acabou, portanto é importante que se mantenha todas as medidas de prevenção, distanciamento social, uso correto das máscaras e higienização das mãos com álcool em gel. Unindo forças conseguiremos vencer a pandemia.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados